Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sábado social’ deve reunir 15 mil pessoas até o encerramento à tarde

Pelo segundo ano consectivo a Polícia Militar, por meio da Academia de Polícia Militar Costa Verde, realiza neste sábado (14.08) o projeto 'Sábado Social', cujo objetivo é estreitar a relação entre a comunidade e a própria polícia. O evento ocorre no quartel da academia, situado na rua Maysa Matarazzo, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande. A expectativa, segundo a coordenação do evento, é de que até o encerramento, previsto para às 17h, é de que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o espaço.


“Esse evento é a oportunidade que nossos acadêmicos têm para exercitar a capacidade de mobilização, que é uma característica típica da Polícia Militar. Com isso, eles podem obter uma relação mais próxima da comunidade, que é muito importante para o desenvolvimento de um trabalho comunitário e cidadão”, destacou o comandante da Academia Costa Verde, o tenente-coronel PM Otomar Pereira de Pereira.

No local são oferecidos serviços como emissão de documentos, corte de cabelo, manicure, exames laboratoriais, coleta de sangue, aferição de pressão, teste de glicemia, limpeza de pele, massagem corporal e orientações de saúde (sexual e bucal). Além desses serviços, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros, por meio de exposição de artefato e equipamentos utilizados em resgate.

Moradora do Santa Maria I, em Várzea Grande, a vendedora Antonia Henrique de Siqueira diz que o evento é interessante por dar oportunidade às pessoas que, como ela, não tem condições de obter alguns serviços dispostos no evento. “Não é todo mundo aqui que tem condições de frequentar um salão de beleza. E tendo isso aqui de graça é muito bom”, disse enquanto fazia as unhas da mão.

“É importante a polícia buscar essa proximidade com a comunidade. Ainda mais aqui na região que sofre muito com a ‘bandidagem’. Quanto mais serviços forem oferecidos, quanto mais situações forem feitas para envolver a polícia e a comunidade, maior será a credibilidade adquirida pela polícia", acredita Antonia.

Todos os serviços são oferecidos em estantes montados no pátio da academia, que ficam lotados pelo público interessado. Além deles, os estande do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), têm dispertado a atenção dos visitantes. No local as pessoas conhecem alguns dos armamentos usados pelos policiais que compõe os respectivos batalhões. Há granadas de gás lacrimogênio, espagedor (spray de pimenta), pistolas não letais (teaser), fuzis, entre outros equipamentos.

No estande do Corpo de Bombeiros, além de conhecer os materiais usados no trabalho de resgate e extinção de incêndio, as pessoas também podem participar de exercícios de treinamento praticados pelos militares como, pista móvel, que consiste numa ponte sem estrutura fixa, e falsa baiana que é um exercício em que a pessoa sobe por uma parede de corda.

O casal Valcira Souza de Araújo e Fabrício de Campos achou interessante o estande do Bope. “Eu não sabia muito sobre os serviços deles e aqui estou tendo a chance de conhecer um pouco mais sobre a atuação desses policiais”, contou Valcira enquanto acompanhava a instrução apresentada por um policial do batalhão.

Com a presença de centenas de crianças, o evento oferece diversas atividades lúdicas e recretativas como teatro, jogos, gincanas, além de distribuição de pipoca, cochorro quente e refrigerante. No evento também acontece a vacinação contra poliomelite, H1N1, poliomelite e hepatite. “É muito bom isso aqui. Para a gente que mora aqui perto fica bem prático manter a saúde do nosso filho”, falou a dona-de-casa Marcia Gomes que acompanhada do filho Mateus.

PARCERIA – Para a realização do evento, a Polícia Militar conta com diversos parceiros, que totalizam 250 colaboradores das seguintes instituições: Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Serviço Social de Comércio de Mato Grosso (Sesc), Universidade de Várzea Grande (Univag), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Lions Clube, MT Hemocentro, Procon, Secretaria de Saúde e Secretaria de Promoção e Assistência Social, ambas de Várzea Grande, Faculdades Cândido Rondon, e escolas estaduais, municipais e particulares do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet