Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

SOB SUSPEITA

MP pede afastamento de prefeito acusado de fraudar licitações

Foto: Reprodução

Prefeito Baré ao lado do senador Marconi

Prefeito Baré ao lado do senador Marconi

O Ministério Público ingressou com pedido de afastamento liminarmente do prefeito da cidade de Bom Jardim (GO), Cleudes Bernardes da Costa, conhecido como Baré (PSDB), para investigação de crime de improbidade administrativa. Baré foi denunciado por um ex-funcionário da prefeitura que era auditor e teria montado um dossiê comprometedor contra o tucano. Os documentos foram encaminhados ao MP e a denúncia ajuizada pela promotora Vânia Marçal. Segundo a promotora, Baré teria cometido várias irregularidades em licitações e pagamentos duplicados de empenhos.

A promotora citou o casso da limpeza pública de Bom Jardim, onde a empresa contratada J.M.Humberto teria recebido duas vezes pelo mesmo serviço causando um prejuízo de R$ 309 mil reais ao longo do ano de 2009. “As provas encaminhadas pelo denunciante são consistentes e por isso que pedimos o afastamento do gestor. O juiz tem 10 dias para julgar o pedido” explicou Marçal. O magistrado recebeu a denúncia do MP na quarta (18) quando começa a contar o prazo mencionado pela promotora.

O prefeito Baré informou que está preparando a sua defesa para apresentar ao juiz de Aragarças. O tucano alega que é inocente e diz que está sendo vítima de um complô do ex-funcionário que era da controladoria interna da prefeitura e devia impedir qualquer ato ilícito. “Se ele sabia de alguma coisa antes porque não denunciou. Ele era auditor e teria como evitar o que ele está mencionando” defende-se o prefeito em entrevista numa rádio de Barra do Garças.

Baré assumiu recentemente a presidência da Associação dos Municípios do Médio Araguaia (AMMA) em Goiás com objetivo de fortalecer a região composta ainda por Iporá, Piranhas, Caiapônia, Baliza, Jussara e Aragarças. A região denominada como Mato Grosso Goiano tem uma vinculo muito grande com Barra do Garças. A população de Bom Jardim é de 8.110 habitantes, com receita de R$ 415 mil reais mensais, tem como atividade principal a produção de gado e leite.

O pedido de afastamento do prefeito está sendo apreciado pelo juiz Vinícius Caldas da Gama Abreu. Em ações anteriores, a promotora Vânia Marçal conseguiu desarticular e prender um grupo de extermínio que havia na Polícia Militar de Aragarças e conseguiu a prisão temporária do ex-prefeito José Elias no mandato passado. “O papel do Ministério Público é defender acima de tudo os interesses da população” finalizou Marçal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet