Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Economia

desenvolvimento

"Brasil é a bola número um dos investimentos mundiais", diz Pagot

Por conta de seu potencial de desenvolvimento econômico, o Brasil é atualmente o favorito dos investimentos mundiais, segundo avalia o diretor-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). Em palestra durante a 67ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Cuiabá, nesta segunda-feira (23), Pagot afirmou que o país é a “bola número um” deste cenário. “E a China é a zero”, brincou.


“Nós temos uma possibilidade extraordinária de desenvolvimento. O Produto Interno Bruto (PIB) de hoje poderá ser dobrado em 10 ou 12 anos”, ressaltou o diretor do Dnit.
Pagot explicou ainda que, para a manutenção do desenvolvimento o país precisa investir mais em infraestrutura, ressaltando que é fundamental uma importante reforma da malha de transportes para permitir a expansão da economia.

O Brasil concentra 65% do transporte através de rodovias. O restante fica dividido entre hidrovias e ferrovias. “Precisamos de novos investimentos em mais hidrovias e ferrovias, o que possibilitaria redução de custos no transporte de produção, novas oportunidades de negócios e alcance de novas regiões”, afirmou.

O diretor do Dnit ressaltou que as ferrovias já começam a contribuir na mudança da matriz dos transportes. “O ano de 2009 foi muito interessante nesse aspecto, pois foi autorizado um aumento de 12 mil km da malha ferroviária em várias partes do país”, animou-se.

Pagot ainda disse ter convicção de que a Ferronorte irá passar por Cuiabá e, mais à frente, seguir para o Norte do Estado, onde irá encontrar a ferrovia do Centro Oeste, que cruzará o país de leste a oeste. “É necessário um planejamento ousado”, completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet