Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

MDS faz levantamento de unidades de assistência social

Todos os municípios brasileiros devem participar do levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Mesmo as cidades que não possuem Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas) devem responder ao Censo Suas 2010, que, neste ano, é composto por quatro questionários.


O objetivo do levantamento é coletar informações que contribuam para o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e, consequentemente, para a consolidação da rede de proteção social no Brasil. O censo reúne informações sobre a estrutura física, os recursos humanos e as atividades realizadas pelos Cras e Creas em todo o país.

Para acessar e preencher os questionários eletrônicos, os municípios, estados e conselhos devem utilizar o mesmo login e senha do SuasWeb. “Os resultados permitem observar o que melhorou, ou piorou, de um ano para outro, e estabelecer prioridades de ação para que possamos corrigir os problemas e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população”, explica o coordenador da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Luís Otávio Farias.



Novidades – O Censo Suas é realizado todos os anos pelo ministério e, a partir de agora, vai também coletar informações sobre os órgãos gestores, que são as secretarias municipais e estaduais de assistência social e, ainda, sobre os conselhos municipais e estaduais da área. “O preenchimento dos dados é obrigatório e deve ser feito pela internet”, lembra o coordenador.

O MDS orienta os municípios para o preenchimento criterioso do Censo Suas 2010. Os questionários dos Cras e dos Creas, por exemplo, devem ser preenchidos de acordo com o número de unidades existentes no município. Se o município possui cinco Cras, ele deve preencher cinco questionários, um para cada unidade.

Em caso de dúvida, os gestores devem escrever para monitoramentosuas@mds.gov.br ou entrar em contato com o MDS, pelos telefones 0800 707 2003, (61) 3433-8780 ou (61) 3433-8782.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet