Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Após referendo, Morales e oposição falam em diálogo

Pouco depois do referendo que aprovou a nova Constituição da Bolívia, o presidente Evo Morales e seus principais opositores sinalizaram que querem dialogar – desde que sejam atendidas certas exigências. As informações são da BBC Brasil.


“Estamos sempre abertos ao diálogo. E ouvi dizer que [a oposição] quer um novo acordo político, mas este acordo já existe e é a nova Constituição aprovada pelo povo boliviano”, disse Morales.

Ele confirmou que pretende negociar com diferentes setores a implementação da nova Carta Magna, mas sem a modificação de seus 411 artigos – dos quais, pelo menos 100 ainda dependem da aprovação do Congresso Nacional boliviano.

As declarações foram feitas pouco depois que prefeitos dos departamentos de Santa Cruz, Rubén Costas, e de Tarija, Mario Cossío, pediram um “pacto social” entre governo e oposição no país.

“Precisamos de um pacto social, de um entendimento para que nosso país avance em harmonia”, disse Cossío. “Queremos um pacto nacional que inclua todos os bolivianos, mas vamos defender e lutar pela autonomia [política e econômica] que votamos aqui em Santa Cruz e em outros estados do país”, completou Costas.

A agenda oficial de Morales para hoje (27) prevê que ele participe em Santa Cruz da inauguração de uma sede sindical local, mas não está previsto que se e reúna com os líderes locais.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet