Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Governo diz que 19 Estados têm alto risco de enfrentar epidemia da dengue no verão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quarta-feira (1º) que 19 Estados brasileiros correm um risco alto ou muito alto de enfrentar uma epidemia da dengue durante o próximo verão, que começa no fim deste ano. Para evitar e controlar esses surtos, o ministro anunciou ainda uma nova ferramenta que será utilizada no combate à doença.


Nos últimos anos, cresceu o número de casos graves e de mortes por dengue no Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo R7, a doença bateu recorde de óbitos neste ano, com 530 vítimas.

A nova ferramenta do Ministério da Saúde, batizada de “Risco Dengue”, utiliza algumas informações como a incidência da doença em anos anteriores, índice de infestação, monitoramento da circulação do vírus, cobertura de rede de abastecimento de água, coleta de lixo e densidade populacional.

Foi baseada nessas informações que a pasta descobriu os 19 Estados que correm risco muito alto ou alto de enfrentar uma epidemia da doença no verão de 2010/2011. As regiões com risco muito alto de epidemia são: Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco. Já na lista de risco alto aparecem Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Nas áreas de maior risco, serão intensificadas medidas de combate como visitas domiciliares, mutirões de limpeza, reforço da coleta de lixo, eliminação e tratamento de criadouros, aplicação de larvicidas e inseticidas, além do monitoramento das mortes pela doença.

Outros seis Estados enfrentam risco moderado de epidemia: Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás e DF. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul o risco é baixo. Os gaúchos, no entanto, enfrentam foco de risco localizado no centro do Estado.

De acordo com Temporão, o combate à dengue tem que continuar sendo feito por toda a sociedade. Apesar do auxílio dos novos dados, não existem medidas inéditas do combate ao vírus, além das que o ministério já anuncia há anos.

- Não há mágicas em relação a essa questão.

Temporão descartou ainda a possibilidade do vírus tipo 4 da dengue se espalhar pelo país. A doença possui quatro tipos de vírus, mas o DEN-4 não circulava no país desde 1982. No entanto, em agosto o governo confirmou três casos desse tipo de vírus em Boa Vista, Roraima. O ministério investiga ainda outros casos suspeitos, mas, apesar disso, garante que o vírus está contido.

- Do ponto de vista prático trabalhamos com a avaliação de que houve contenção da circulação do tipo 4 em Roraima.


Confira também
Mortes por dengue batem recorde no Brasil

SP: dengue mata 2 vezes mais que na história

Clique aqui e fique bem informado

Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis
Os recentes surtos de dengue foram provocados pelos outros três tipos de vírus. Em 2010, a maior incidência é a da dengue tipo 1.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar, como Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS), a quantia de R$ 1,02 bilhões para o ano de 2011. O valor é repassado a Estados e municípios para o combate de diversas doenças, em especial as de notificação obrigatória, como meningite, malária, doença de chagas, febre amarela e dengue. Segundo a pasta, não é possível precisar o quanto é efetivamente gasto no combate à dengue, já que a aplicação dos recursos fica a critério de cada Estado e município, conforme o cenário local. Esse é o mesmo valor investido pela pasta desde 2008.

Entre hoje e quarta-feira (2), representantes das secretarias de saúde dos Estados se reunirão com técnicos do ministério para fazer um treinamento sobre a nova ferramenta
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet