Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Egito diz que Israel deu resposta positiva para cessar-fogo na Faixa de Gaza

O premiê de Israel, Ehud Olmert, telefonou neste sábado (17) para o presidente do Egito, Hosni Mubarak e deu "resposta positiva" de Israel à proposta egípcia de cessar-fogo na Faixa de Gaza.


Ao mesmo tempo, Olmert reúne-se com os 12 membros do gabinete de segurança do governo na noite deste sábado para aprovar um cessar-fogo unilateral de dez dias. Israel combate forças do movimentos islâmicos palestinos no território desde 27 de dezembro do ano passado.

Mas as autoridades israelenses adiantaram que querem manter as tropas em Gaza e manter o bloqueio do território.

O Hamas já havia adiantado que não vai respeitar a trégua e vai seguir atacando o território israelense.

Em paralelo, o Egito confirmou uma reunião de cúpula, no domingo, que deve analisar a situação no território. Ela será presidida pelo francês Nicolas Sarkozy e pelo egípcio Mubarak.

Ataque a escola da ONU

Mais cedo neste sábado, pelo menos dois palestinos morreram e 14 ficaram feridos em bombardeios israelenses em Gaza que atingiram um colégio da ONU, informaram fontes médicas palestinas.

As vítimas -dois irmãos, segundo relatos de testemunhas- se abrigavam em prédio usado pela agência da ONU para o socorro aos refugiados (UNRWA), em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza. 
Segundo fontes da agência das Nações Unidas, vários palestinos estavam na escola no momento do ataque, buscando abrigo devido à ofensiva militar israelense.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está em Beirute, no Líbano, condenou fortemente o ataque. "Eu condeno nos mais fortes termos este ataque ultrajante", disse. Ban acrescentou que o eventual cessar-fogo unilateral de Israel deve ser acompanhado da retirada imediata das tropas do território.

Ataques israelenses atingiram vários alvos da ONU durante a ofensiva de 22 dias contra o território palestino dominado pelo Hamas. Na quinta-feira, uma sede da ONU em Gaza foi atacada , três pessoas ficaram feridas, e ajuda humanitário incendiou-se. No dia 8, um comboio com ajuda humanitária foi atacado . No dia 6, ataques a três escolas das Nações Unidas mataram 40 pessoas.

Nas imediações do colégio se registraram esta manhã duros enfrentamentos entre forças israelenses e milicianos palestinos, no vigésimo-segundo dia de ataque de Israel à região palestina dominada pelo Hamas.

Outros três palestinos morreram no começo da manhã no nordeste da Cidade de Gaza, devido ao bombardeio de navios de guerra da Marinha israelense, que deixou também 11 pessoas feridas.

O ataque teve como alvo um grupo de casas conhecido como Al-Karama, que fica perto do campo de refugiados A-Shati.

Um porta-voz do Exército israelense disse que estão sendo investigados os incidentes. Funcionários da ONU por enquanto não se pronunciaram sobre as circunstâncias do bombardeio ao colégio.

As Forças Armadas israelenses atacaram, na noite passada, pelo menos 50 alvos, que incluem oito plataformas de lançamento de foguetes, 14 túneis na fronteira sul de Gaza com o Egito e quatro supostos armazéns de armas.

No boletim diário que o Exército israelense divulga, menciona-se que foram atacadas três instalações do Hamas, seis áreas tomadas por minas e duas mesquitas usadas para disparar contra forças israelenses no centro e no norte da Faixa de Gaza.

A agência de notícias palestina "Ma'an" informa que na sexta-feira morreram 48 palestinos em ataques israelenses em Gaza, enquanto nos 22 dias da operação o número de vítimas passa de 1.160.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet