Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Maggi apresenta dados de MT a representantes de TRE de 14 estados

Com ênfase para a amplitude do evento no fortalecimento da democracia e destaque para o turismo de negócio no Estado, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, fez a abertura do XXII Encontro de Corregedores da Justiça Eleitoral de todo o país. O evento reúne nesta sexta-feira e sábado (30 e 31 de janeiro), no Hotel Sesc Pantanal, em Poconé (106 km ao Sul de Cuiabá), representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais de 14 Estados, além de Mato Grosso.


A programação da manhã foi alterada para recepcionar o Governador do Estado, os debates previstos foram transferidos para o período da tarde. Maggi apresentou aos participantes dados que demonstram a realidade econômica, social e ambiental de Mato Grosso. Ele falou que apenas 7,7% do território de 906 mil quilômetros quadrados são ocupados com a produção agrícola, 14% são de terras indígenas e 25% de pecuária. Justificando que apesar de ser o maior produtor de grãos do país, não o torna o vilão no desmatamento, como divulgado nacional e mundialmente. “Mato Grosso é grande produtor de alimentos, mas o faz de forma transparente e racional sem ser o bicho papão do meio ambiente”, afirmou o governador.

Entre os números apresentados, Maggi destacou que Mato Grosso reduziu o número de desmatamento em 72% nos últimos seis anos. Deixou claro a preocupação com políticas ambientais que reduzam os danos ao meio ambiente, porém voltou a frisar a necessidade do mundo (outros países) contribuírem com a preservação das florestas, havendo uma remuneração pelo serviços ambientais prestados.

Antes dos discursos de abertura, foi exibido um vídeo institucional do Governo do Estado, que mostrou os principais investimentos do atual governo. Entre as obras o chefe do Poder Executivo citou que foram executadas a pavimentação de mais de 3 mil quilômetros de estradas, lembrando que em 2003 eram menos de dois mil quilômetros de asfalto em todo o Estado. Foram construídas 43 mil casas, Maggi falou ainda sobre a meta do Governo do Estado de reduzir drasticamente o déficit habitacional. “Isso é para atender o maior número de pessoas, um Estado que gera riquezas, somos um estado rico e temos que dividir essas riquezas”, comentou.

O desembargador Manoel Ornelas, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT), o anfitrião do encontro, enfatizou a importância da apresentação do governador que esclarece muitas informações distorcidas. “Ele mostrou o que o povo deve saber sobre Mato Grosso, o que realmente é, esclareceu as verdades”, disse o desembargador.

O encontro de corregedores discute mudanças para aperfeiçoar o processo eleitoral, Maggi acredita que discussões como essa fortalecem a democracia. Durante o discurso, o governador relatou alguns fatos da trajetória da vida simples de pessoas que conseguiram mudar a realidade e atingir o sucesso, como o caso do desembargador Manoel Ornelas e do próprio governador. “A gente constrói a vida da gente nas oportunidades, por isso a importância de um processo eleitoral justo para garantir que outras pessoas tenham oportunidade, só a democracia permite isso”.

A presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, desembargadora Gisela Nunes da Costa, que também é vice-presidente e corregedora do TER do Ceará, lembrou que são desses encontros que surgem a contribuição e melhorias para garantir a lisura nos pleitos eleitorais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, falou sobre as últimas eleições e agradeceu o apoio do Poder Executivo na realização do processo eleitoral. “O governador colocou o Estado à disposição da Justiça eleitoral e isso foi fundamental”, salientou o presidente do TER.

Aproveitando a oportunidade o governador inclusive sugeriu uma pauta de discussão para o encontro, maior clareza na aplicação das leis. Maggi expôs situações de diferentes interpretações jurídicas. “Numa cidade eu fui impedido de participar de uma carreata, na cidade vizinha eu pude acompanhar. Tem que ser a mesma regra, no Sul, no Norte, Oeste”, comentou o governador.

Ao final do discurso o governador fez um convite aos participantes que aproveitem para conhecer as belezas naturais do Pantanal, divulguem e voltem depois trazendo mais pessoas. Maggi posou para a foto oficial com os corregedores eleitorais, segundo o secretário-geral do Colégio de Corregedores, desembargador João Marojo, do Pará, é a primeira vez que um governador participa da foto oficial.

Turismo de Negócio – O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, comentou que é prioridade do Governo apoiar a realização de grandes eventos no Estado para estimular o desenvolvimento do Turismo de Negócios."Sempre apoiamos a realização de eventos desse porte aqui no Estado, para que cada vez mais haja divulgação e com isso o desenvolvimento do turismo".

Participaram do evento os secretários de Administração, Geraldo De Vitto e o chefe da Casa Civil, Eumar Novacki.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet