Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Paleontólogos descobrem animais de 550 milhões de anos

Pelo menos oito novas espécies de animais do Período Cambriano foram descobertos em pesquisas no Canadá, na região de Burgess Shale, sítio arqueológico no qual fósseis são comumente encontrados. As informações são do site da Discovery News.

Durante o Período Cambriano ocorreu uma explosão em que surgiram diferentes formas de animais. Como não deixaram descendentes, seus únicos registros são fósseis, de 550 milhões de anos.

Os animais encontrados não possuíam partes duras. Isso surpreende por terem resistido por mais de meio bilhão de anos. Os cientistas consideram este período como misterioso, pois simples organismos se transformavam em animais incomuns, "bizarros", como disse Robert Gaines, um dos autores do artigo sobre a descoberta publicado na revista Geology, ao site da Discovery.

Dentre as novas descobertas, está uma espécie de camarão que chegava a 2 m de comprimento. "É realmente animadora a variação destes fósseis", falou Gaines. Os novos fósseis são de regiões acima de penhascos, portanto a possibilidade deles terem sido encontrados exatamente nos lugares em que viviam é grande, segundo os pesquisadores. Isto porque os fósseis encontrados em penhascos trazem marcas diferentes dos fósseis de regiões planas.

Além do Canadá, outros fósseis deste período foram encontrados anteriormente na China, Austrália e Groenlândia.