Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cassados

Mais três municípios podem ter eleições suplementares no estado

Três municípios podem realizar eleições suplementares este ano em Mato Grosso.O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) apontou a possibilidade de eleição em Poconé, Matupá e Campos de Júlio.


Pela legislação eleitoral, é obrigatória a realização de eleição suplementar quando os prefeitos eleitos obtiveram mais de 50% dos votos válidos nos municípios e tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Nesse caso, os presidentes das Câmaras Municipais assumem.

Em Poconé, por exemplo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nei Rondon (PTB), foi quem assumiu o mandato tampão no lugar do prefeito Clóvis Damião Martins (PTB), cassado por abuso de poder econômico.

O prefeito de Matupá Fernando Zafonatto (DEM) é acusado por compra de votos em 2008 e o cargo foi assumido pelo vereador Celso Costin (PPS).

No município de Campo de Júlio, a prefeita eleita Claídes Lazaretti Massuti (PMDB) realizou durante a campanha eleitoral um encontro de aproximadamente 600 pessoas, em sua fazenda, onde era oferecido churrasco, bebida e transporte, o que contraria a legislação eleitoral.

Apesar de cassada, a peemedebista continua no cargo devido a um recurso ainda em tramitação no TRE-MT. Já os eleitores de Ribeirão Cascalheira voltam às urnas no dia 31 de outubro por causa da cassação do prefeito Francisco Diá (PT).

O pleito está previsto para o último domingo do mês que vem, quando pode ocorrer o segundo turno da eleição para governo no Estado. Na cidade de Santo Antônio de Leverger, a candidata Glorinha Garcia (PP), segunda colocada nas eleições suplementares, no dia 5, assumiu como prefeita por determinação do juiz da 38ª Zona Eleitoral, José Arimatéria Neves Costa.

O magistrado entende que o prefeito eleito Harrison Benedito (PSDB) está com o registro de candidatura sob judice por ter sido enquadrado como ficha suja. Harrisson teve sua candidatura indeferida no dia 30 de agosto em recurso proposto por Glorinha e julgado pelo Pleno do TRE-MT, com base na Lei da Ficha Limpa.

O fato de ter sido demitido pela Secretaria de Fazenda em 2006, acusa de envolvimento em fraudes fiscais, de acordo com a decisão. Já realizaram eleição suplementar desde 2008: Santo Antônio de Leverger, Araguainha e Novo Horizonte do Norte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet