Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Colíder ganha Unidade de Saúde da Família

Cerca de 300 famílias carentes que residem no Bairro Bom Jesus, em Colíder (distante 656 km da capital), serão beneficiadas com a implantação de um Posto de Saúde da Família - PSF. A unidade, solicitada pelo deputado Dilceu Dal´Bosco em dezembro de 2008, terá como meta ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. 


“Saúde da Família foi criada pelo governo federal para reorientar o modelo assistencial, onde são implantadas equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada ”, explica Dilceu.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde – SES, Colíder tem teto para implantar 12 equipes de Saúde da Família - SF, mas hoje apenas duas trabalham no município, o que compreende apenas 28% de cobertura populacional. Ainda de acordo com a SES, a cidade figura com a terceira menor cobertura de SF em Mato Grosso, o que aumenta a procura pelo pronto atendimento do Hospital Regional comprometendo a cobertura estadual com Saúde da Família e a qualidade dos serviços locais.

A SES também considera o Programa como prioridade, já que ele atua na prevenção de doenças, por isso tem oferecido incentivos financeiros a implantação de unidades e apoio aos municípios matogrossenses através dos escritórios regionais de saúde. O Ministério da Saúde repassa 20 mil para cada novo grupo criado, que devem ser investidos em adequação da estrutura física e aquisição de equipamentos. Os municípios da Amazônia Legal com população de até 50 mil habitantes, recebem adendo de nove mil reais por mês. Da Secretaria de Estado de Saúde, Colíder recebe mensalmente R$ 2.400,00 por equipe. Esse valor dobra quando o município atingir 60% da cobertura populacional com o Saúde da Família. O PSF deve começar o atendimento até o início do segundo semestre de 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet