Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo revela desigualdade entre os sexos nos transplantes de rim

Mulheres têm menor probabilidade de receber um transplante de rim em relação aos homens. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que essa lacuna afeta principalmente mulheres mais velhas – apesar de elas se recuperarem tão bem ou melhor se comparadas aos homens da mesma idade, depois de um transplante.


Os pesquisadores examinaram informações do Sistema de Dados Renais dos Estados Unidos, incluindo uma lista de 563.197 pacientes que desenvolveram doença renal em estágio terminal no período de 2000 a 2005, e calcularam a probabilidade de serem incluídos numa lista de transplante, controlando fatores que afetariam a sobrevivência do paciente após a cirurgia.

Eles descobriram que mulheres de 45 anos ou menos tiveram as mesmas chances dos homens de serem inseridas em listas de espera de transplantes renais. Porém, à medida que as mulheres envelhecem, sua probabilidade de entrar na lista caiu, piorando a cada década, afirmou o autor responsável pelo estudo, Dr. Dorry Segev, cirurgião de transplante da Johns Hopkins.

Quando as mulheres tinham entre 46 e 55 anos, elas tinham 3% menos chances de serem colocadas na lista de transplante. Tinham 15% menos probabilidade de entrar na lista com idade entre 56 e 65; 29% menos chances com entre os 66 e os 75 anos; e 59% menos probabilidade de entrarem na lista aos 75 anos ou mais, disse Segev. O estudo foi publicado no "The Journal of the American Society of Nephrology".

Segev concluiu que profissionais de saúde, membros da família e talvez até as próprias pacientes consideram as mulheres mais velhas mais frágeis do que elas realmente são. "Muitas mulheres de idade mais avançada morrem sem terem tido a oportunidade de entrar na lista de transplantes", ele disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet