Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

DEMOCRACIA

Conselhos defendem maior inserção da sociedade na governança global

Brasília sediou nesta semana um debate sobre o papel dos conselhos econômicos e sociais e de instituições similares no novo modelo de governança dos países.

O encontro reuniu representantes de diversos conselhos europeus, entre eles, da França, Holanda, Rússia, Espanha, Itália, e de países africanos como Argélia, Burundi, Congo, Chade, Senegal, Guiné, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe e Costa do Marfim.

Embora o Auditório do hotel San Marco tenha se tornado uma verdadeira “Torre de Babel”, a necessidade de uma maior inserção da sociedade civil no processo de governança dos países foi amplamente difundido e compreendido pelos participantes.
De acordo com a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Esther Bemerguy de Albuquerque, o objetivo do debate “é contribuir com o desenvolvimento dos países e inserir a sociedade civil no arco de alianças entre poder público e iniciativa privada”.

Segundo Esther, um documento recomendando esta inserção da sociedade nas instâncias de decisão governamental será o foco de um documento que será elaborado em conjunto pelos conselhos que fazem parte da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais s Instituições Similares (Aicesis), entidade que promoveu o debate.

“Estas propostas discutidas aqui serão apresentadas para a Organização Das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e serão defendidas como única maneira de a sociedade do século 21 enfrentar as mazelas econômicas, sociais e ambientais que atingem tanto países ricos como aqueles em desenvolvimento”, destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet