Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Segredos: Cerato hatch chega em 2011

Foto: Divulgação

Segredos: Cerato hatch chega em 2011
O lançamento do Kia Cerato, durante o Salão de Nova York, em abril, gerou dois sentimentos em quem trabalha na Kia Motors do Brasil. O primeiro foi a alegria com a expectativa de aumentar as vendas com um novo modelo numa categoria que o brasileiro adora. O segundo foi inversamente proporcional. Na ocasião, o comando da Kia divulgou que ele seria oferecido em apenas duas motorizações, uma 2.0, de 156 cv, e outra 2.4, de 173 cv, que até equipa a versão sedã mundo afora.


Sendo assim, sem a opção 1.6 16V, de 126 cv, os planos de ter o hatch médio por aqui foram por terra. Não faria sentido vender o sedã de mesmo nome com motor 1.6 e preço inicial na casa dos R$ 50 000 e, ao lado dele na concessionária, oferecer o hatch por R$ 60 000. Seria uma estratégia, no mínimo, arriscada, para não dizer pouco inteligente. Mas os planos mudaram.A boa notícia, vinda do quartel general da marca em Seul, dá conta de que a partir de novembro, dois meses depois do lançamento do carro na Europa, Ásia e Oceania, começará a produção do modelo equipado com motor 1.6 16V, igual ao que equipa o sedã. E o carro já tem até data prevista para chegar às concessionárias, algo que deve ocorrer no mês de fevereiro.

Apesar de dividir a plataforma com o i30, fabricado no mesmo país, o Cerato hatch não pretende ser um carro muito requintado, não. A ideia é trazê-lo para ser vendido com preços entre R$ 48 000 e R$ 60 000, dependendo da configuração. Os modelos mais potentes, 2.0 e 2.4 dotados de câmbio automático de 6 marchas, já citados, não devem vir. Sendo assim, a Kia brasileira fará com que ele siga o posicionamento do irmão três volumes, com uma versão de entrada, sem ABS e com câmbio manual, duas com ABS, caixa manual e acabamentos diferenciados e outras duas com transmissão automática de 4 marchas, com rodas e revestimentos internos distintos.

Tecnicamente ele difere pouco do irmão maior. O conjunto mecânico é o mesmo, assim como o espaço interno, já que o entre-eixos de 2,65 m é comum entre todos que compartilham desta plataforma, à exceção do i30CW. Seu porta-malas terá em torno de 360 litros e o comprimento total deve ser 4,28m,

A intenção da Kia é que, nos seis primeiros meses o grupo Gandini consiga vender cerca de 10 000 unidades. Assim a Hyundai fez com o Grupo Caoa, primeiro medirão a receptividade do mercado, para depois analisar as chances de mandá-lo em remessas maiores e tentar chegar às boas vendas registradas com o i30.

Peugeot prepara o 208

Dois anos após o lançamento da geração atual do hatch da marca francesa, surgem as primeiras imagens daquele que deverá ser o seu sucessor. Ao contrário do que ocorreu no lançamento do 206 e do 207, que indicaram as tendências de design da marca, desta vez, o modelo vai “imitar” os contornos de um carro superior. A dianteira e os vincos laterais bem marcados e o desenho dos faróis seguirão o formato visto no novíssimo 508, um sedã grande da Peugeot, que sucede o 407.

A boa nova para o mercado brasileiro é que o plano dos franceses prevê o início da produção da novidade por aqui assim que lançarem o compacto na Europa. A base será a mesma do 207 europeu atual. E mais: o carro ainda daria origem a uma nova família em nosso mercado. Com versões sedã, perua, picape e até um crossover, na mesma linha do C3 Picasso/Aircross desenvolvido pela Citroën (pertencente ao grupo PSA). Para tanto, alguns investimentos devem começar a ser feitos a partir do ano que vem na fábrica do grupo em Porto Real, RJ, que concentrará a produção de veículos compactos da marca para toda a América Latina.

Enfim o Bravo com 1.8 e T-Jet

É quase oficial, só falta a Fiat anunciar, portanto, se você está com o dinheiro na mão para investir em um carro entre R$ 60 000 e R$ 70 000 espere para ver o Fiat Bravo nacional. Ele deve estrear no Salão do Automóvel, mas você o conhecerá numa avaliação inicial nas páginas da Carro antes do evento. Inicialmente, a Fiat trará apenas duas versões de motor e acabamento, o Essence, com propulsor 1.8 16V de 130 cv e o T-Jet, 1.4 turbo de 152 cv. A versão mais barata, com o 1.6 16V de 117 cv só deve ficar pronta na metade de 2011.

Kia flex só no Salão de SP

Esperado para agosto, o motor 1.6 16V flex da Kia Motors só deverá ser apresentado no Salão do Automóvel, sendo vendido apenas em novembro. Além disso, inicialmente, apenas Cerato e Soul serão beneficiados com a novidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet