Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cadeia pública de Jundiaí (SP) é desativada

A cadeia pública de Jundiaí, a 58 km de São Paulo, foi desativada na tarde desta terça-feira (28). Esta é a 244ª carceragem a ser fechada pelo Governo do Estado desde 2000. Os presos foram transferidos no dia 16 de setembro para o CDP (Centro de Detenção Provisória) da cidade.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é desafogar o trabalho dos policiais civis com os presos e focar em investigação e atendimento à população. A pasta espera ainda melhorar as condições de vida dos presos que aguardam julgamento.

Já foram fechadas 80 unidades na capital paulista, 22 na Grande São Paulo e 142 no interior do Estado. Destas, dez funcionavam na região de Campinas – entre elas, a carceragem de Jundiaí.

Ainda restam 8.126 presos em cadeias públicas. O número representa 4,75% de toda a população carcerária do Estado.

O terreno onde a cadeia funcionava foi doado pelo Governo do Estado para a prefeitura de Jundiaí, que vai demolir o prédio e construir um espaço para a população no local.

As grades da cadeia pública de Jundiaí serão reutilizadas pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e pela Polícia Civil. Uma parte irá para o Centro de Ressocialização de Atibaia, sob responsabilidade da SAP, e outra para o Centro de Triagem de Jundiaí, que está em reforma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet