A marca alemã Smart – pertencente a Mercedes-Benz, do grupo Daimler – resolveu investir em três frentes alternativas para a mobilidade urbana e apresentou no Salão de Paris quatro produtos distintos: a nova geração do já conhecido Fortwo, a versão elétrica do Fortwo (já vista em outros salões), uma scooter elétrica e, por último, uma bicicleta com quatro níveis de assistência elétrica.
A nova geração do carrinho, que lançou a marca, mudou de visual para melhor. Com linhas mais fluidas, ele agora vem com novos faróis de iluminação diurna em LED, novas rodas e cores tanto no acabamento interno quanto no externo. Como recurso adicional, o modelo tem uma base para conectar smartphones.
Além disso, o motor a gasolina foi melhorado para reduzir o consumo de combustível. O novo modelo deve chegar ao Brasil em breve e, talvez, sem mudanças de preços, segundo a Mercedes-Benz do Brasil.
Especialmente para o Salão de Paris, a marca apresentou uma versão exclusiva para os franceses, a série limitada Lightshine. Com novas core e acabamento exclusivos, o modelo vem equipado com ar-condicionado e câmbio automatizado.
Scooter elétrica
Apesar da renovação de seu modelo mais emblemático, o grande destaque no evento foi a scooter elétrica. Ainda um protótipo, a Smart Scooter utiliza uma bateria de íon-lítio de 48 volts, com autonomia para percorrer até 100 km em uma única carga.
De acordo com a empresa, a bateria pode ser recarregada através de qualquer tomada doméstica normal, no prazo de cinco horas. A tomada de carga fica na parte dianteira da scooter, debaixo de um emblema articulado.
Instalado na roda traseira, o motor oferece 5,3 cv de potência, o que garante velocidade máxima de 45 km/h. Toda a estrutura foi desenvolvida com base no sistema de segurança que existe no Smart Fortwo.
Além disso, a scooter é equipada com sistema de freios ABS, airbag integrado nos painel e Blind Spot Assist, o mesmo encontrado nos carros Mercedes-Benz, que chama a atenção do motorista em relação aos veículos que ficam no ponto cego dos espelhos retrovisores.
A marca não falou sobre quando pretende comercializar o modelo.
Nada como apresentar no país das bicicletas, uma versão elétrica da “magrela”. O conceito futurista é, na verdade, um modelo híbrido por utilizar em conjunto um motor elétrico e a força muscular, que gera energia nas pedaladas. Para a Smart, a bicicleta não traz apenas uma solução para o transporte, mas também uma forma alternativa de praticar esporte.
Por causa da assistência elétrica, a bike tem quatro trocas de marchas. Por segurança, quando o motor elétrico está em funcionamento, a velocidade não passa de 25 km/h.
A bicicleta também tem interação com smartphones e, assim como a scooter, foi desenvolvida com apelo mais jovem, justamente para atrair o público que ainda não tem licença para dirigir. De acordo com a diretora da Smart, Annette Winkler, a ideia é que todos tenham a oportunidade de experimentar “o jeito Smart de viver”, conceito que a marca investe como qualidade de vida desde seu lançamento.