Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Argentina desenvolve vacina mais barata contra o HPV

Cientistas argentinos desenvolveram uma vacina mais barata contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos causadores do câncer de colo do útero, doença que mata cerca de duas mil mulheres a cada ano no país, disseram fontes vinculadas ao projeto nesta segunda-feira (4) à Agência Efe.


A aplicação foi realizada "com tecnologia local" e tem um custo menor que as duas vacinas presentes até agora na Argentina, importadas de Estados Unidos e Grã-Bretanha, explicou Gonzalo Prat Gay, diretor do Laboratório de estrutura, função e engenharia de proteínas da Fundação Instituto Leloir, de Buenos Aires.

Os especialistas da fundação e do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas) conceberam um modo de produzir a imunização diferente da atual, que foi provado com relativo sucesso em ratos, precisou Prat Gay, investigador da Fundação Instituto Leloir, onde foram iniciadas as rodadas de conversas com empresas farmacêuticas para que a vacina contra o vírus HPV seja testada em humanos.

- O desenvolvimento foi feito com um método de cultivo mais barato por meio do conjunto químico de proteínas.

Confira também

* Vacinas contra HPV custa dois mínimos


* Veja quem pode tomar a vacina contra o HPV


* Veja os destaques do dia


* Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis

Desta maneira, os pesquisadores conseguiram encaixar uma partícula idêntica ao HPV, embora sem informação genética, para o sistema imunológico reagir como se estivesse frente a um vírus e gerar anticorpos, indicaram os pesquisadores. Prat Gay calculou que "de dois a três anos a vacina poderia estar no mercado, porque os teste em humanos levam muito tempo".

- A incidência do câncer de colo do útero se quintuplica em países em desenvolvimento. E é muito difícil que uma vacina cara seja usada, mas, a longo prazo, a existência de outra vacina pode fazer com que as outras reduzam seu preço.

O câncer de colo do útero está entre as dez principais causas de morte de mulheres na América do Sul, segundo fontes de saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet