Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

campanha

Campanha de Humanização tem foco nos profissionais da saúde

O Grupo Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com a Arte Despertar (www.artedespertar.org.br), Associação que desde 1997 desperta potencialidades em indivíduos por meio da arte e da cultura, inicia, no próximo dia 14 de outubro, uma campanha interna de Humanização na Saúde, que envolverá cerca de dois mil profissionais do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital da Criança, em São Paulo.

O Grupo Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com a Arte Despertar (www.artedespertar.org.br), Associação que desde 1997 desperta potencialidades em indivíduos por meio da arte e da cultura, inicia, no próximo dia 14 de outubro, uma campanha interna de Humanização na Saúde, que envolverá cerca de dois mil profissionais do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital da Criança, em São Paulo.


Com objetivo de difundir ações mais humanas a serem aplicadas no cuidado com os pacientes e no trabalho diário dos profissionais, serão fixadas 30 pranchas com frases de sensibilização e fotos ilustrativas do trabalho da Arte Despertar no hospital e dos próprios funcionários da Instituição. A exposição será num espaço interno de acesso exclusivo, por onde circula diariamente a maioria dos colaboradores, dos setores de saúde e administrativo, bem como os médicos do corpo clínico do complexo hospitalar.

Os colaboradores terão até o dia 22 desse mês para apreciar o material e se sentirem sensibilizados pela causa da humanização e motivados a aplicá-la no dia-a-dia. Vale ressaltar que esta proposta de humanização na saúde por meio da arte e cultura está em sintonia com os parâmetros da Política Nacional de Humanização, criada em 2003, em especial os relacionados ao respeito, estímulo e valorização do indivíduo, promoção da ética nas relações, diálogo e solidariedade.

Para abertura oficial da campanha estarão reunidos a diretora-presidente da Associação Arte Despertar, Regina Vidigal Guarita; a gerente Socioambiental do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Viviane Cohen Nascimento; e o coordenador de projetos de Sustentabilidade da MAPFRE Seguros, Rodrigo Berezutchi Lima, patrocinador do projeto, além dos colaboradores, público-alvo da ação.

A proposta da Arte Despertar para a humanização de profissionais da saúde vem ao encontro da missão e visão do Grupo Nossa Senhora de Lourdes, pois carinho, atenção e dedicação são postos em prática com os pacientes e acompanhantes, desde a chegada ao complexo hospitalar até o momento da alta.

A Arte Despertar está presente em três UTIs do Hospital Nossa Senhora de Lourdes com o projeto “Arte e Cultura no Hospital”. A partir de atividades arte-educativas e culturais por meio da música, literatura (contação de histórias) e artes visuais, a Instituição contribui para que o profissional utilize suas potencialidades e habilidades para um cuidado mais humano em sua área de atuação e nas relações com os pacientes e acompanhantes.

Curso técnico

Além disso, a Instituição colabora com a formação de profissionais da área da saúde dos cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia Médica da Escola Nossa Senhora de Lourdes. No dia 14 de outubro, após abertura da campanha, serão entregues os certificados de conclusão aos 126 alunos do curso Técnico de Enfermagem da Escola Nossa Senhora de Lourdes que participaram do módulo ministrado pela Arte Despertar, cujo foco é humanização do profissional da saúde por meio da arte e cultura.

As sete turmas que estão concluindo o módulo tiveram inicio em junho deste ano, sendo que no primeiro semestre outros 135 alunos dos cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia Médica da Escola participaram do módulo e foram certificados.

O intuito do módulo é despertar a percepção do ser cuidado e ser cuidador, provocar o sentido da humanização e a criatividade para que o profissional olhe para os aspectos mais humanos do paciente e desenvolva novas possibilidades para os atendimentos e na atuação do dia-a-dia.

Com um atendimento humanizado, o paciente recebe melhor o tratamento, os medicamentos e as orientações que lhe são passadas, e assim tem uma recuperação mais confortável e rápida.

"O profissional de Saúde tem que ter a competência técnica, mas também deve olhar o paciente como um ser humano, e buscar atender suas necessidades de cuidado e atenção. Isso faz muita diferença na sua recuperação, já que em um hospital ele está em um ambiente estranho e precisa se sentir acolhido", explica a diretora pedagógica e administrativa da Escola de Enfermagem, Cristiane Nobre Nunes.

O Grupo Nossa Senhora de Lourdes é formado por um complexo médico-hospitalar, localizado no bairro do Jabaquara, zona Centro-Sul de São Paulo, e inclui 10 empresas coligadas: Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital da Criança, Centro de Diagnóstico NSL, Angiodinâmica, Lithocenter, Saúde Medicol, Hospclean, CMI – Centro de Medicina Integrada, Interlar Home Care e Escola NSL. Os dois Hospitais do Grupo (Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Hospital da Criança) possuem certificação de excelência, a mais alta entre todos os níveis, através da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o da Criança referência nacional em pediatria.

A realização de todas essas ações só se tornou possível por conta dos parceiros da Arte Despertar. Nesse caso, o Projeto Arte e Cultura, desenvolvido na Escola e no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, é patrocinado pela Mapfre Seguros (www.mapfre.com.br) e também recebe apoio institucional do Ministério da Cultura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet