A Kia é a marca que mais cresce no Brasil. De janeiro a setembro a empresa coreana teve um aumento de vendas espetacular: + 158,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A Kia vendeu 39.285 carros e comerciais leves, ante 15.223 nos nove primeiros meses de 2009, período em que o mercado total teve um aumento de vendas de 7,1%. A GM foi a única das grandes que cresceu acima da média do mercado: + 8,3%.
Para José Luiz Gandini, presidente da Kia, produtos atualizados e uma ampla gama de ofertas são as maiores razões desse vigoroso crescimento. E segundo ele, a empresa só não vendeu mais porque não tem estoque disponível.
"Falta produto nas concessionárias - disse o dirigente. A Kia Motors Corporation cresceu 26% no mundo este ano, bem acima das demais marcas, mas em alguns mercados, como Oriente Médio, Brasil e Estados Unidos, existe uma demanda muito maior, que a matriz não consegue atender em sua plenitude".
A Kia tem um dos maiores catálogos no Brasil e atende todas as faixas e segmentos do mercado. São 11 carros diferentes e ainda neste ano, após o Salão, estará em outro dois segmentos, com o Kupe e o Cerato hatch.
A boa estrutura de vendas e atendimento também anima o consumidor a optar pela marca. A Kia tem 140 pontos de venda (em 2009 tinha 105) e terá mais 20 até janeiro.
Outra coreana, a Hyundai, também apresenta números expressivos este ano: cresceu 69,9%, com vendas de 77.477 unidades de janeiro a setembro. Mas a segunda posição no ranking de crescimento é da BMW, que praticamente dobrou as vendas, embora esteja num patamar de volume bem abaixo: subiu de 3.065 para 6.063 (+ 97,8%).
O balanço aponta para um avanço das marcas novas sobre as tradicionais. Land Rover e Nissan e Mitsubishi estão entre as que mais cresceram (veja quadro). E entre as dez marcas mais vendidas, destaque para a Renault, que teve um aumento de vendas de 34,2%. (110.758 unidades). A Citroën é outra marca com crescimento expressivo, 15,8% este ano, seguida pela Peugeot, com + 8,7% e a Toyota, que subiu 8,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.
O destaque entre as grandes é a GM, que vendeu 471.339 unidades. A marca estadunidense cresceu 8,3% em relação a janeiro-setembro do ano passado e foi a única das marcas tradicionais que cresceu acima da média do mercado.
Ford e Fiat não acompanharam o mercado. A Ford teve um crescimento nominal, de 6,1%, e a Fiat praticamente manteve o volume de vendas do ano passado: vendeu apenas 1% a mais.
A Volkswagen foi pior: vendeu menos do que no ano passado. De janeiro setembro de 2009 a marca atingiu 514.254 unidades e neste ano foram 495.188. Teve uma queda, portanto, de 3,7%.
E a Honda segurou a lanterna: com 88.071 carros este ano, teve uma queda de 7,6% em relação a 2009, quando a marca comercializou 95.271 unidades.