Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Na China, Brasil mostra desenvolvimento social e redução da pobreza

Entre os anos de 2003 a 2008, mais de 24 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza. Segundo a Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (Pnad) o índice baixou de 43% para 28,8% da população com renda de até meio salário mínino. Este dado e outros como a criação de 13,2 milhões de empregos formais entre janeiro de 2003 e julho de 2010 serão apresentados no Fórum de Desenvolvimento e Redução da Pobreza: “Transformando o Padrão de Desenvolvimento e Redução da Pobreza”, que ocorre em Pequim, na China, no próximo domingo (17). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) será representado pela chefe de gabinete da Secretaria Executiva, Aline Soares.


Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado mudanças rápidas na sociedade. A extrema pobreza foi reduzida de 12% para 4,8%, entre 2003 e 2008. Em 1990, esse índice era de 25,6% da população. Este índice fez com que o País atingisse a primeira meta de Desenvolvimento do Milênio e se comprometesse com objetivo ainda maior, reduzir o número de brasileiros em pobreza extrema a 25% do total existente em 1990 e a acabar com a fome até 2015. Em razão desses resultados, de acordo com a organização do evento, o Brasil é convidado a falar sobre temas como crescimento econômico, redistribuição das riquezas geradas e redução da pobreza.

O fórum é organizado conjuntamente pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud) e Conselho de Estado do Grupo Líder do Escritório de Alívio da Pobreza e Desenvolvimento da China. A expectativa é reunir líderes governamentais, organizações de desenvolvimento, negócios, sociedade civil e principais especialistas de todo mundo para discutir como lidar com os crescentes desafios do empreendimento e identificar recomendações para melhorar as políticas públicas para transformar o padrão de desenvolvimento no século XXI.

Xangai – Já no dia 22 (sexta-feira), a representante do MDS participa em Xangai, também na China, de painel planejado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul da Organização das Nações Unidas. O tema, sobre o impacto do piso de proteção social, integra parte das comemorações da Semana Econômica Criativa da Expo Xangai. O debate terá a participação de representantes da China, África do Sul, Índia e da OIT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet