Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Escritora cria biografias de anônimos

Sua vida vale um livro. A escritora Josiane Duarte acredita tanto nisso que se especializou em criar biografias de anônimos. Em vez de artistas e celebridades, ela conta a vida de pessoas comuns, bem mais importante para os familiares que as cercam.


"Todo mundo tem uma boa história para contar, mas muitas vezes não nos damos conta disso", diz Josiane, que agora se divide entre as histórias infanto-juvenis (ela é autora do livro "Ana Pijama no País do Pensamento") e as memórias de anônimos.

A ideia surgiu quando a avó de Josiane, Honorina Duarte, completou 100 anos, em 2005. "Resolvi fazer um vídeo sobre a história da minha avó, fiz entrevistas, pesquisei fotos de família, descobri vários casos curiosos... E me dei conta que, até aquele momento, eu não sabia quem era minha avó. Tinha vivido a vida inteira com uma avó desconhecida. Quantas pessoas deviam ser como eu?'", conta. "Quando ela morreu, aos 100 anos e 100 dias, pensei: 'que bom que eu conheci a minha avó'".

"A imensa maioria não conhece a história da sua família, e recolher essas histórias para contá-las de forma literária ajuda a perpetuar e valorizar a história familiar, saber de onde viemos, quem é a nossa família", acredita.
'Memorabília'

A partir daí, Josiane levou quatro anos para colocar a ideia no papel, criando o que chama de "Memorabília". "Cada livro é único porque é feito de acordo com o que a pessoa quer. Ela conta a história que quer que seja publicada. Por isso que chamo de 'memorabília'; é uma coleção de memórias que ela quer guardar, que ela quer que seja registrada", explica a biógrafa.

Quando conheceu o projeto, a administradora Cíntia Soares Mano teve certeza de que essa seria sua homenagem às bodas de 35 anos dos pais, Maria da Glória Soares e Albano Soares Filho. "Eu adoro dar presentes diferentes e quando conheci a ideia da Memorabília, pensei na mesma hora em presentear meus pais. Quando entendi a ideia pensei 'nossa, meus pais têm uma história legal para contar' e resolvi presenteá-los", conta.

O "pacote" conta com entrevista inicial para definir sobre o que será o livro, entrevistas com a pessoa a ser biografada e quem mais ela indicar; redação do texto; pesquisa de fotos do arquivo pessoal e familiar do biografado; além de edição, diagramação, revisão e impressão. Em média, a escritora leva de três a quatro meses para concluir uma "memorabília".

Cíntia lembra que seus pais gostaram da ideia do presente. "É bacana por que durante o preparo as pessoas se sentem um pouco como se fossem famosas, importantes. Afinal, estão contando sua história para uma escritora que depois vai escrever sobre aqueles momentos da sua vida. Eles ficaram superanimados. Acho que a maioria das pessoas adora falar sobre sua vida, como aconteceu, como foi, os momentos marcantes...", avalia.

Josiane diz que nessa fase, o ideal é saber "peneirar" o que há de melhor em cada história. "Claro que nem tudo é tão peculiar, mas sempre tem algo pitoresco e às vezes encontramos histórias fantásticas. Você tem que saber perguntar e depois contar isso de uma forma agradável. Com o Memorabília consigo unir bem o jornalismo e a literatura, já que tenho que fazer as pessoas se lembrarem dessas histórias", avalia Josiane, que é jornalista por formação.
Relíquia de família

Segundo Cíntia, os pais se emocionaram com o resultado final. "Meus pais ficaram emocionadíssimos. Viram que foi feito com muito cuidado e que aquela história deles, tão preciosa para eles, ficou muito bem descrita e retratada ali", diz Cíntia.

"Sempre que meus pais quiserem lembrar da história deles terão o livro lá. Ah, e eu tenho um exemplar também na minha casa, como uma relíquia de família que será passada de geração em geração...", revela a administradora.

E a ideia da autora é exatamente essa, que a obra fique exposta e todos possam conhecer a história de seus biografados. "Gostaria que cada nova obra fosse vista como um livro de arte, para ser exposta na mesa da sala de estar, com fácil acesso, e não para ficar guardada, escondida", diz Josiane.

Casada e mãe de um menino de 4 anos, Cíntia não descarta dar continuidade ao "memorabília" em sua família. "Quem sabe. Todo mundo acaba achando que sua vida daria um livro...".
Serviço:

Preço: a partir de R$ 6 mil (pacote básico com livro de até 20 páginas e impressão de três exemplares)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet