Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

supermáquinas

Salão do Automóvel: algumas novidades

Quem é fã de carros não vê a hora do Salão do Automóvel de chegar. A pressa de ir até o evento é mais do que justificável, afinal é só de dois em dois anos

Foto: Divulgação

Koenigsegg CCXR

Koenigsegg CCXR

Quem é fã de carros não vê a hora do Salão do Automóvel de chegar. A pressa de ir até o evento é mais do que justificável, afinal é só de dois em dois anos que temos a oportunidade de ver as supermáquinas e os lançamentos mais recentes bem de perto. Para ajudar você (ou deixá-lo com ainda mais vontade de ir até o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista) destacamos alguns modelos que irão abrilhantar a mostra. Confira alguns deles abaixo e nas notícias seguintes (segunda, terceira e quarta partes):


Koenigsegg CCXR
Ao lado do Bugatti Veyron, é um dos carros mais potentes da mostra, e, para felicidade de todos, praticamente dará as boas vindas aos visitantes do Salão. Um dado interessante deste superesportivo é que ele é flex! Isso mesmo, seu motor 4.8 V8 de alumínio entrega 888 cv com gasolina no tanque ou 1 100 cv quando passa a queimar etanol. Além de tudo, é capaz de deixar o Bugatti ligeiramente para trás se por acaso você encontrar uma pista (e o mais incrível, alguém com um Veyron disposto a dar uma “esticadinha”) para acelerar o CCXR até os 415 km/h de velocidade máxima que a Koenigsegg declara.

Lamborghini Gallardo Superleggera
O sobrenome que esse Lambo ostenta vem acompanhado de muita tradição dentro dos portões de Sant’Agata Bolognese, onde fica a fábrica da Lamborghini. Alguns podem confundir Superleggera com “super ligeiro”, mas não é nada disso. O nome se refere mesmo a superleve, que no caso do Gallardo, consiste na utilização de uma série de peças de fibra de carbono, além de outras melhorias para que ficasse com exatos 1 340 kg, 70 kg a menos do que o Gallardo LP 560-4. Outra diferença é a potência do 5.2 V10, elevada para 570 cv. Com isso, o Gallardo LP 570-4 Supperleggera vai até 325 km/h e alcança os 100 km/h em 3s4, segundo a fabricante.

Mercedes-Benz SLS GT3
Você já viu muitas fotos do SLS, tanto na Carro quanto na Carro Online, porém a experiência de ver a variante GT3 desse Mercedes vale muito a pena. Desenvolvido para atender as normas da FIA para a categoria em questão, ele traz um bodywork que impõe respeito. O aerofólio traseiro e o difusor frontal feitos de fibra de carbono, deixaram-no com visual de dar medo. O propulsor é o 6.3 V8 com câmbio de 6 marchas.

Jeep Grand Cherokee 2011
O carro, que conquistou tanta fama no Brasil na primeira metade da década de 1990, teve seu sucesso ofuscado com a chegada, ao longo dos anos, de concorrentes com mesmo porte e preço. Agora a nova geração promete reconquistar parte do público, com novo design e motores eficientes, tal como o 3.6 V6 Pentastar de 284 cv. O início das vendas no Brasil está previsto para após o término do Salão do Automóvel.

Dodge Charger
Não se pode dizer que ele é barato, mas pelo menos o preço deverá confundir a cabeça de muita gente na faixa dos R$ 150 000. O dólar em baixa e o mercado aquecido permitiram a chegada do Charger ao país, cuja apresentação completa e mais detalhes você confere nesta edição da Carro. No estande do grupo Chrysler você poderá conferir o Charger nas configurações SXT com bloco 3.5 V6 de 250 cv, R/T, e a intimidadora SRT-8 com o Hemi 6.1 V8 de 431 cv. Ele também se destaca por conciliar desempenho empolgante com espaço interno generoso, proporcionado em parte pelo entre-eixos de 3,05 m.

Dodge Challenger
Ele é a resposta imediata para o Chevrolet Camaro no Brasil após a confirmação de que a GM estraria o segmento dos muscle cars no país. Como a Chevrolet importará ao país seu representante na configuração SS V8, é esperado que a Chrysler rebata na mesma moeda. Nos EUA, o Challenger mais “invocado” é o SRT8 com o mesmo Hemi 6.1 do Charger e 431 cv de potência. O cupê conta com tração traseira e opção de câmbio manual com 6 marchas ou automático com 5 velocidades. A fabricante declara que, independente da transmissão, o Challenger SRT8 acelera de 0 a 97 km/h (sim, é assim mesmo que eles informam) em 4s9 e é capaz de atingir 270 km/h de velocidade máxima. Vale a pena ver de perto!

Kia Koup


Basicamente, o Koup é a versão cupê do nosso já conhecido Cerato. Lá fora, ele conta com as opções 2.4 de 173 cv e 2.0 de 156 cv, além do 1.6 16V de 124 cv, motor presente no sedã. Por enquanto, ele deve desembarcar por aqui somente com o 2.0, cujo preço ainda não foi revelado pela Kia até meados de outubro. Vale destacar que o Soul estreará o 1.6 16V flex, ainda sem previsão para equipar o Cerato três-volumes.


Kia Sportage
Ele é irmão de plataforma do Hyundai ix35, mas será legal visitar o estande da Kia para conferir o competente trabalho que o alemão Peter Schreyer realizou — ele é o atual responsável pelo design dos carros Kia para essa nova geração do utilitário esportivo. Suas linhas robustas e o teto baixo caíram muito bem, pois ficou com jeitão mais esportivo e menos jipe. O motor 2.0 entrega 161 cv, e ele ainda conta com opção de tração integral ou somente na dianteira.

Peugeot RCZ
Na época do lançamento, em 2009, a imprensa europeia não evitava os comentários de que o RCZ era o “Audi TT da Peugeot”. Fato é que o modelo baseado no 308 compartilha do concorrente alemão o mesmo apelo ao design arrojado e muito atraente, aprimorado por uma série de recursos estéticos escolhidos com minúcia, e claro, amparados pela exemplar dirigibilidade. No mercado nacional ele será movido pelo 1.6 16V THP turbo com 165 cv de potência e 24,5 mkgf de torque máximo. Com câmbio automático de 6 marchas ele é capaz de alcançar consumo médio de 14,5 km/l.

Peugeot 408


Concebido para mercados emergentes, pois foi criado com a ajuda de centros de pesquisa e desenvolvimento da companhia na França, China (país de sua primeira apresentação), Argentina e também no Brasil, o 408 terá a missão de substituir o 307 Sedan por aqui. Com visual que lembra o 308, ele terá no design formas agressivas e ousadas, importante argumento de venda no concorrido segmento dos sedãs médios. Portanto, ao contrário da traseira do 307 Sedan, será difícil reclamar das formas do novo 408. A produção para o Brasil, iniciada em agosto deste ano, ficará por conta da fábrica da Peugeot na Argentina e as vendas deverão começar logo após o lançamento no Salão do Automóvel ou, mais tardar, no início de 2011, com o motor 2.0 16V de 151 cv (a etanol).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet