Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

COPA 2014

Cuiabá é a única com projeto de conforto ambiental

A Arena Cuiabá, que está em construção no lugar do antigo Verdão, será o único estádio feito para a Copa do Mundo de 2014 que terá “conforto ambiental”, aponta reportagem do portal Copa 2014. Conforme o texto, o projeto da Arena Cuiabá se destaca ...

A Arena Cuiabá, que está em construção no lugar do antigo Verdão, será o único estádio feito para a Copa do Mundo de 2014 que terá “conforto ambiental”, aponta reportagem do portal Copa 2014. Conforme o texto, o projeto da Arena Cuiabá se destaca pela arborização externa. Além de embelezar e trazer qualidade de vida para a população, as árvores podem amenizar o calor no caminho dos torcedores até os estádios.


“O exemplo mais notável vem de Cuiabá. Arborização, áreas permeáveis e soluções de sustentabilidade - como uso da água de subsolo no esquema de ventilação, pisos e cobertura com níveis testados de refletância - são os pontos destacados no projeto do arquiteto Sergio Coelho (GCP)”, destaca o portal.

Localizada em uma área de 300 mil m², com resquícios de mata de um antigo bosque, a nova Arena quer trazer junto a recuperação do verde existente e até complementá-lo. O local será transformado em um parque, com bosque de espécies nativas do Cerrado e da Amazônia. A previsão de plantio é até 2012.

A arquiteta Alessandra Araújo, da GCP, conta que serão introduzidas três mil árvores de médio a grande porte. São espécies como: cedro-rosa, pau-marfim, aroeira, copaíba, embaúba, pitangueira, peroba-rosa, jatobá, ipês do cerrado (roxo, amarelo, rosa e branco), amendoim-bravo, sucupira-preta e centenas de palmeiras - buritis, babaçus e jerivás.

"O projeto paisagístico foi elaborado criteriosamente para fornecer à cidade uma área verde, que valorizasse espécies nativas. Acreditamos que o futuro parque contribua para a educação ambiental dos frequentadores e das crianças da região", ressalta a arquiteta.

Além do novo parque, o projeto traz o verde para dentro do estádio, algo não realizado por nenhum outro projeto. As árvores serão colocadas em cantos nos quatro vértices da arena e servirão para criar sombreamento. São cantos abertos, que favorecem a ventilação cruzada.

Além disso, uma divisão tênue entre os espaços de dentro e fora do estádio fará com que o entorno verde "invada" visualmente as dependências do estádio, explica o arquiteto Sérgio Coelho. Ele diz que isto é possível porque os componentes da obra foram desenhados como peças "soltas", quase desarticuladas, bastante abertas. Isto para facilitar a desmontagem da estrutura após a Copa, e readequá-la a um número menor de lugares. Com informações do portal Copa 2014.

Imagem: GCP Arquitetos
Projeto da Arena Cuiabá
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet