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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Portão vai controlar cruzamento de trem onde 9 morreram em SP

A Prefeitura de Americana, interior de São Paulo, começou, nesta segunda-feira, a obra de instalação de um portão que servirá para controlar o acesso à rua Carioba pelo cruzamento com a linha férrea. O objetivo é garantir a segurança no cruzamento, onde uma colisão entre um trem e um ônibus matou nove pessoas. No local não há cancelas, mas usa-se sinais sonoros e luminosos para indicar a motoristas e pedestres que parem com a proximidade do trem.


Em 8 de setembro, um ônibus da VCA (Viação Cidade Americana) avançou o cruzamento e foi colhido por uma locomotiva que levava 77 vagões carregados com soja. Com a colisão, nove pessoas morreram entre as ferragens e outras 19 tiveram ferimentos.

O portão metálico tem 2 m de altura por 16 m de largura e o seu acionamento será efetuado obrigatoriamente quando o trem passar pelo local. De acordo com a assessoria da Secretaria de Transportes e Sistema Viário, vigias irão atuar no local e serão responsáveis em acionar o portão.

A execução da obra deve durar no máximo 30 dias. No início dos trabalhos, os funcionários fizeram a limpeza da área, depois farão o nivelamento para a colocação da base para um trilho por onde o portão irá correr. A Secretaria afirmou que o portão irá reforçar a segurança, impedindo que veículos e pedestres avancem enquanto o trem cruza pelo local.

Novo depoimento
O motorista do ônibus envolvido no acidente, Alonso de Carvalho, foi ouvido novamente pela Polícia Civil nesta segunda-feria. Ele estava acompanhado de sua esposa e de um advogado. Carvalho chegou ao 1º Distrito Policial com a ajuda de um par de muletas já que tem dificuldade de andar devido à cirurgia de retirada de um dos dedos do pé direito. O ferimento foi provocado pelo acidente entre o ônibus e o trem no dia 8 de setembro.

Segundo o delegado Claudiney Albino Xavier, o condutor do coletivo será indiciado por homicídio culposo e lesão corporal. Para o delegado, os laudos técnicos e os depoimentos de testemunhas e de vítimas do acidente demostraram que Carvalho ignorou a sinalização e as regras de segurança ao cruzar a linha férrea.
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