Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo: correr maratona causa danos momentâneos ao coração

Estudo de cientistas da Universidade Laval, no Canadá, indica que corredores de maratona passam por uma temporária experiência que causa danos ao coração durante a corrida de 42 km. As informações são do site LiveScience.


O dano é reversível, mas os cientistas divulgaram que este pode ser um dos motivos que fazem com que pessoas saudáveis passem mal e, em casos extremos, morram durante maratonas. "Enquanto uma pessoa corre uma maratona, os riscos cardíacos aumentam sete vezes em comparação ao risco do dia a dia", disse ao site Eric Larose, pesquisador da universidade.

Segundo os pesquisadores, o risco de morte em uma maratona é metade do risco existente dirigindo um carro na mesma rota da corrida. Larose presenciou, em 1999, enquanto corria a maratona de Quebec, no Canadá, um jovem morrer ao seu lado por problemas no coração. Neste momento, começou o interesse pela pesquisa realizada.

Foram analisados 20 corredores que correram a prova de 2008 da mesma maratona. De seis a oito semanas antes da corrida, cada participante realizou check-up completo, incluindo ressonância magnética de seus corações. Logo após correrem a maratona, os participantes foram levados a um centro médico para repetirem os testes, atividade repetida três meses depois.

Os resultados indicaram que, durante a maratona, mais de metade dos segmentos do coração perdem função. Ocorrem aumento inflamatório e decréscimo de fluxo de sangue através do músculo. Mas o risco não é permanente. Três meses após a corrida, os corações voltam ao normal. Hidratação e treinos podem diminuir os danos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet