Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Brasil

Ex-senador Mário Calixto acusado por tráfico de influência pede habeas corpus ao STF

O ex-senador Mário Calixto Filho, dono do maior jornal de Rondônia, entrou com um pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para responder em liberdade ao processo criminal em que é acusado de tráfico de influência.

Na ação, o ex-senador questiona decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou pedido semelhante de habeas corpus. Calixto Filho pede que seja determinado ao juiz federal da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória (ES) o imediato recolhimento da ordem de prisão contra ele expedida.

Em janeiro de 2007, a Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o suposto registro irregular de embarcações na Marinha do Brasil e detectou um grupo de pessoas, entre elas Adriano Scopel, supostamente envolvidas com a importação fraudulenta de mercadorias de luxo mediante subfaturamento.

No início, o grupo contaria com benefício fiscal concedido por Rondônia, o que teria sido interrompido depois. Com isso, Scopel teria solicitado auxílio de Ivo Junior Cassol, filho do governador do Estado, e utilizado-se da influência do ex-senador.

De acordo com a investigação, Calixto Filho teria aceitado dinheiro de um dos integrantes da suposta quadrilha para que exercesse influência sobre autoridade de Rondônia para reativar o benefício fiscal.

A defesa alega que o juiz de primeiro grau já revogou a prisão preventiva de Scopel, acusado de ser o chefe da suposta quadrilha, mantendo a ordem contra Calixto Filho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet