Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

expansão

Land Rover muda presidência visando liderança no Brasil

Foto: Reuters

Land Rover muda presidência visando liderança no Brasil
As operações da Jaguar Land Rover na América Latina passam por profunda mudança para atingir objetivos ambiciosos. A começar pelo Brasil, o maior mercado da região. A meta para o país é nada menos do que colocar a Land Rover na liderança entre as marcas consideradas "premium" pela companhia, o que inclui Mercedes-Benz, BMW, Audi, Volvo e Porsche. Por enquanto, ela está na terceira colocação, atrás das alemãs BMW e Mercedes.


Para atingir o objetivo, a empresa, hoje pertencente ao grupo indiano Tata Motors, anunciou nesta quinta-feira (4) Flavio Padovan como novo diretor-presidente na América Latina e Caribe. Ele foi responsável por colocar, em 2009, a Volkswagen em primeiro lugar em vendas de automóveis no mercado brasileiro. O executivo deixou a Volks em junho passado, depois de três anos atuando como vice-presidente de vendas e marketing. Ele também havia sido presidente da Ford Caminhões no Brasil.

“A Land Rover vai crescer 50% neste ano no mercado brasileiro. Esperamos vender 5,8 mil unidades no Brasil, mais 2,5 mil carros para o resto da América Latina”, ressalta Padovan. Segundo ele, o objetivo é que a marca tenha 19,6% de participação de mercado entre os veículos premium e 50% no segmento de SUVs de luxo. “É uma forte marca de luxo. Para mim, será um desafio profissional muito interessante trabalhar com nichos de mercado”, observa Padovan sobre a nova fase na carreira.

A outra meta para a Land Rover está sob a responsabilidade do diretor de operações internacionais da companhia, Dmitry Kolchanov. Segundo ele, o Brasil passará de oitavo para quarto maior mercado para a marca. “Acreditamos no potencial da economia brasileira. O segmento de luxo vai crescer muito”, disse ao G1, durante a apresentação do novo modelo Evoque, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Jeep não é vista como ameaça
No evento de apresentação de Flavio Padovan à frente da marca, o G1 questionou os executivos sobre o fato de terem desconsiderado a Jeep, uma das marcas do Grupo Chrysler, como “ameaça” no mercado brasileiro. Afinal, os perfis de consumidores e produtos são semelhantes, embora a faixa de preço seja diferente. A resposta veio do diretor de operações da Land Rover Brasil, John Peart. Segundo ele, foram inclusos entre as marcas premium apenas sete nomes, por padrões da matriz.

De acordo com o executivo, na Europa, a marca Jeep não tem expressividade em vendas, portanto ficou fora do plano de metas traçado pelo grupo no país. Até agosto, a Jeep comercializou 369 carros no Brasil.

O modelo que a Land Rover mais vende atualmente é o Freelander. Até agosto foram 1.692 unidades vendidas, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). No entanto, as atenções de Padovan se concentram no lançamento do novo Range Rover Evoque. O modelo foi lançado mundialmente durante o Salão de Paris, em setembro, e apresentado ao público brasileiro no Salão de SP.

O carro chega aqui no segundo semestre de 2011. Por causa da alta expectativa sobre o modelo, que urbaniza o tradicional conceito de SUV e renova a linha Range Rover, Padovan se recusa a divulgar a expectativa de vendas. “O que posso dizer é que o carro tem como objetivo atrair outros públicos”, destaca. Nenhuma novidade, já que esse é o alvo do Evoque desde quando foi concebido. Afinal, ele será vendido em 160 países.

Para dar uma ideia do peso do modelo na ampliação da participação de mercado, John Peart afirma que a meta é que 90% das vendas do novo modelo sejam para clientes que nunca comprariam um utilitário esportivo “tradicional” da linha Range Rover.

Jaguar
O que sobra em ambição para a Land Rover, falta para a Juaguar. Como os luxuosos modelos da marca possuem baixo volume de vendas, por se tratar de um público muito específico, a meta é manter as vendas previstas para este ano que, aliás, repetem as do ano passado: cerca de 120 unidades no Brasil e 300 carros no resto da América Latina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet