Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Carros & Motos

BMW investirá US$ 560 milhões para produzir carro elétrico na Alemanha

A BMW anunciou, nesta sexta-feira (5), que iniciou a expansão da fábrica de Leipzig, na Alemanha, para a produção do primeiro carro elétrico da marca. A fanbricante afirmou que vai investir cerca de 400 milhões de euros (US$ 560 milhões) até 2013 na produção do modelo Megacity Vehicle. O investimento irá gerar mais 800 empregos na planta de Leipzig.


Por causa do anúncio, a chanceler alemã Angela Merkel visitou as linhas de produção na unidade. Merkel conversou com o chefe executivo da BMW (CEO), Norbert Reithoffer, sobre a importância dos veículos elétricos para o futuro da mobilidade.

De acordo com Reithoffer, o Megacity será o primeiro modelo produzido em larga escala com habitáculo em fibra de carbono. No anao passado, a BMW formou uma joint venture com a SGL Carbon, uma empresa alemã especializada no material, usado normalmente em modelos superesportivos, que são produzidos de forma artesanal.

As principais características da fibra de carbono são forte resistência e leveza – ideiais para carros elétricos que sofrem com o peso das baterias. Porém, o custo do material é maior.


Angela Merkel, na fábrica da BMW em Leipzig, defende a produção de carros elétricos (Foto: PETER ENDIG/AFP)O objetivo da BMW é correr atrás da defasagem tecnológica que ficou em relação às concorrentes. A japonesa Nissan, por exemplo, já anunciou que lançará o elétrico Leaf em dezembro. A Audi, do grupo Volkswagen, quer colocar o modelo e-tron no mercado também neste ano. A Volkswagen, por sua vez, planeja lançarr um modelo elétrico próprio em 2013. Já a Mercedes-Benz, do grupo alemão Daimler, pretende lançar o Smart Fortwo elétrico em 2012.

Em maio, Angela Merkel havia anunciado a chamada "Plataforma Nacional para a Mobilidade Elétrica", que tem como base a promessa de um milhão de veículos elétricos nas ruas da Alemanha até 2020. De acordo com Merkel, é preciso haver uma maior independência dos recursos naturais e por isso o governo está empurrando tecnologias sustentáveis que ajudam a limitar os efeitos das alterações climáticas.

Superesportivo híbrido
A BMW também adaptará a unidade de Leipzig para a produção do híbrido Vision Efficient Dynamics, um superesportivo que acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e emite 99 gramas de CO2 por quilômetro. O modelo será lançado também em 2013.

Nesta quinta-feira (4), a Federação Europeia para os Transportes e Meio-ambiente alertou que BMW, Daimler e Volkswagen estão atrasados no desenevolvimento de carros que vão atender a uma meta da União Europeia de 130 gramas de CO2 por quilômetro (g / km) até 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet