Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Eleições suplementares: partidos e coligações registram candidaturas

As eleições suplementares marcadas para o dia 5 de dezembro nos municípios de Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio estão movimentando a política local. Nas cidades, os partidos políticos já se articularam para eleger os prefeitos que comandarão o Poder Executivo dos municípios até o final do ano de 2012.


Em Poconé, cidade pantaneira a pouco mais de 100 km de Cuiabá, seis chapas concorrem às vagas que foram abertas após a cassação do prefeito eleito em 2008. Concorrem isolados o Partido da República, com os nomes de Pedro Fontes Filho e Aécio Dias de Arruda, candidatos a prefeito e vice respectivamente; o Partido dos Trabalhadores, que apresentou as candidatas Nilce Mary Leite e Maria Rosa Rondon (vice); e o Partido Democrático Trabalhista, que apresentou os nomes de Rodemilson Gonçalo Barros e Benedito Edimar Sales (vice).

Outros partidos do município decidiram concorrer unindo forças com outras agremiações políticas, como PSDB, que se uniu ao Partido Trabalhista do Brasil, formando a coligação “Avança Poconé”, que submeteu os nomes de Ornella Rosária Proença Falcão e Wanderson Sebastião Barbosa Bastos para avaliação popular.

Outra coligação que concorre à vaga de prefeito e vice de Poconé é formada pelos partidos Democratas, PPS, PSL, PSB e PV. Denominada “Poconé mais forte”, a coligação concorrerá com os candidatos Arlilndo Márcio Morais e Cybelle Silva Gahyva Eubank, candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente.

Já a coligação “Compromisso com Poconé” é composta pelo Partido Progressista e pelo Partido Trabalhista Brasileiro, que tem como candidatos Ney Rondon Marques e Amedir Aparecido Zulli.

3 CHAPAS CONCORREM À PREFEITURA DE CAMPOS DE JULIO

A disputa para eleger o novo prefeito do município de Campos de Julio, distante 730 km da Capital, vai contar com a participação do Partido Progressista, que submeteu os nomes de Bruno Jonk Neto e Geraldo Marcolin; e do Partido dos Trabalhadores, que concorrerá com os candidatos Drivil Machado e Raimundo Pinheiro Nunes, respectivos candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Os partidos PSDB, DEM, PSB e PR se uniram para formação da coligação “Todos por Campos de Júlio”, que concorrerá com os candidatos Dirceu Martins Comiran, para o cargo de prefeito, e Dorildo Neses de Moura, para o cargo de vice-prefeito.

A eleição em Campos de Julio será dirigida pelo Cartório da 61ª Zona Eleitoral de Comodoro. A Zona Eleitoral será responsável pelas atividades eleitorais de Campos de Júlio até que o Tribunal Superior Eleitoral homologue o remanejamento de zonas eleitorais aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso no último dia 4 de novembro.

JUSTIÇA VAI DEFINIR PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATOS EM NOVO MUNDO

As eleições municipais em Novo Mundo, município da região norte do Estado, serão dirigidas pelo cartório da 44ª Zona Eleitoral, cuja sede está instalada em Garantã do Norte. O cartório registrou três pedidos coletivos de candidaturas e um pedido individual, formulada pelo próprio candidato.

A coligação “Construir o Presesente e Planejar o Futuro”, formada pelos partidos PMDB, PSDB e PP concorrerão com os candidatos Valério Ortêncio Savedra, para candidato a prefeito, e Valdori Garcia Roca, para candidato a vice.

O PSS concorrerá isolado, submetendo os nomes de Sideny Júlio de Oliveira, candidato a prefeito, e Elson Roberto Munaro, candidato a vice, para avaliação da população da cidade.

Já a coligação “Novo Mundo mais Forte”, deverá aguardar o julgamento os pedidos apresentados à Justiça Eleitoral. A coligação apresentou documentação dos partidos PDT, PSDB, PTB, PT e PR, que formariam a chapa encabeçada por José Ademir Tesk e José Hélio Ribeiro como candidatos a prefeito e vice.

A chapa da coligação está sob a análise do magistrado, pois os candidatos Wilian Fernandes da Silva e Fábio Jussek da Silva apresentaram um pedido de registro individual em nome do PTB. Com o conflito, a juíza titular da 44ª Zona, Leilamar Aparecida Rodrigues, deverá avaliar a validade dos pedidos de candidatura levando em consideração a composição e as atas de convenção do diretório municipal do PTB.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet