Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Lupi aguarda estudo da Caixa sobre ampliação do uso do FTGS no pagamento de imóveis

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse hoje (14) que está aguardando estudo que a Caixa Econômica Federal está fazendo para que o percentual de 8% depositado mensalmente pelo empregador na conta do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possa ser usado eventualmente para abater a prestação da casa própria ou o saldo devedor de imóveis financiados.


Essa seria uma das medidas que o governo tomaria em relação à classe trabalhadora para procurar reduzir os efeitos da crise financeira internacional no país.

Hoje, o trabalhador pode usar, total ou parcialmente, os recursos de sua conta do FTGS para comprar imóvel ou abater parte da dívida. No entanto, não está autorizado a empregar o percentual de 8% pago mensalmente ao FTGS pelas empresas para reduzir o valor da prestação da casa própria.

Lupi disse que não sabe de maiores detalhes [sobre o assunto], "além do que os jornais divulgaram" e não tem como "adiantar qualquer medida em relação ao FGTS”. Segundo ele, tudo "dependerá de como a Caixa vai propor.”

Nesta tarde, Lupi viaja para o Chile, onde participará de encontro com ministros do Trabalho de países da América Latina para discutir “como os governos da região vão poder enfrentar a crise do emprego".

Ele informou que os ministros de Trabalho vão ser recebidos pela presidente do Chile, Michelle Bachelet. Representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) vão participar da reunião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet