Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Meirelles diz que controle da inflação reflete política de juros adequada

O presidente do Banco Central Henrique Meirelles disse hoje (9) que o fato da inflação no Brasil em 2008 (5,9%) ter ficado abaixo do teto da meta estipulada pelo governo (6,5%) demonstra a correção da política de juros vigente no país.


“O cumprimento da meta de inflação nos últimos cinco anos mostra que o BC está no caminho certo. A política monetária adotada pelo BC é adequada para preservar o poder de compra da população e para a manutenção do ganho real dos salários. Estes são os principais dividendosda estabilidade”, afirmou Meirelles.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a taxa básica de juros em quatro reuniões no ano passado para combater a alta de preços de produtos e serviços no primeiro semestre. Os juros começaram 2008 em 11,25% ao ano e chegaram aos atuais 13,75%.

A taxa medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro de 2008, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou a variação de 5,9% como o maior resultado dos últimos quatro anos – em 2004, o IPCA ficou em 7,6%.

A alta dos alimentos foi a principal responsável pelo resultado. O item refeição em restaurante, por exemplo, com aumento de 14,45% no acumulado do ano, deu uma das maiores contribuições individuais para o IPCA de 2008.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet