Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

'Nem sempre estivemos do mesmo lado', diz Lula sobre Quércia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota de pesar pela morte do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, que aconteceu nesta manhã. Quércia morreu vítima de um câncer de próstata.


Lula destacou as divergências com Quércia ao longo da trajetória de ambos. "Nem sempre estivemos do mesmo lado na política, mas Quércia sempre foi da ala dos desenvolvimentistas, que pensam o país para além de seu tempo".

O presidente destacou ainda a vitória de Quércia em 1974 na eleição para o Senado. O ex-governador foi o candidato do MDB e derrotou Carvalhido Pinto, da Arena, partido que dava sustentação à ditadura militar.

Veja a íntegra da nota:

Mensagem de pesar do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo falecimento do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia

Recebo a notícia da morte do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, com pesar. Nem sempre estivemos do mesmo lado na política, mas Quércia sempre foi da ala dos desenvolvimentistas, que pensam o país para além de seu tempo. Sua eleição para o Senado em 1974 foi um marco na luta pelo restabelecimento da democracia. Nesse momento triste, presto minha solidariedade a sua família, seus amigos e correligionários.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil


Outros políticos


Outros políticos também lamentaram a morte do senador Orestes Quércia. Veja as declarações abaixo:

Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente): "Aos familiares de Orestes Quércia, expresso meus sentimentos pela morte de quem foi chefe de família amoroso e político de convicções democráticas".

Geraldo Alckmin (governador eleito de São Paulo): "Lamento muito a morte do ex-governador Quércia. Nosso sentimento é de oração e de solidariedade com a família. Quércia foi uma pessoa de posição forte que teve papel importante na redemocratização do país. Ele foi um excelente companheiro, entusiasmado e muito presente durante a campanha ".

Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo): "Orestes Quércia teve atuação marcante na política nacional. Como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador e dirigente partidário, carregou as bandeiras do municipalismo e do desenvolvimento. Desejo paz para sua família neste momento difícil."

Paulo Maluf (ex-governador e deputado federal eleito): “Tenho pelo governador Quércia o maior respeito pela obra que realizou no estado de São Paulo. Foi um municipalista, ajudou na base da economia, que é o município, fez muitas obras de vulto. É um exemplar filho, pai e marido. Deixa uma lacuna na vida pública paulista. Nosso relacionamento foi sempre muito respeitoso. Uma perda lamentável e deixa um vazio muito difícil de ser preenchido na política nacional. Nessa hora temos que rezar para que a família possa suportar a dor da perda.”

Senador Valdir Raupp (vice-presidente do PMDB): “Quércia ajudou muito o partido no momento que o PMDB cresceu. Ele foi prefeito de Campinas e governador de São Paulo em um grande momento do PMDB. Era para ele ter sido candidato à Presidência da República em 1989 e tinham pesquisas que indicavam ele na frente para a Presidência, mas o candidato foi outro e o Collor acabou eleito. O Quércia contribuiu muito com o partido, com o estado de São Paulo, fez um bom governo, e em nome do partido a gente lamenta seu falecimento”.

Senador Pedro Simon (PMDB-RS): “Estou muito abatido com a morte do Quércia. A gente sabia da situação dele e ele tomou uma atitude corajosa e aceitou concorrer ao Senado este ano, mas no meio da campanha teve uma crise e teve de se submeter a quimoterapia e renunciar a candidatura. Lamentavelmente a situação piorou e agora veio a falecer. É uma figura muito controvertida. Tínhamos muita divergência, mas há de se reconhecer seu papel importante no PMDB e na política brasileira. Lamento muito a morte dele e deixo um abraço para a esposa e os filhos. Discordei muito dele ao longo da vida, mas reconheço as coisas que ele fez, principalmente para o estado de São Paulo”.

Alda Marco Antônio (vice-prefeita de São Paulo): Quem o conheceu de perto sabe que o mundo perdeu um ser humano de grandes qualidades, um grande amigo e um grande político. Ele deixa uma lacuna em todos os que o conheceram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet