Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Oposição pede impeachment do presidente da Ucrânia

A poderosa oposição ucraniana favorável à Rússia pediu hoje o impeachment do presidente Viktor Yushchenko por causa da disputa pelo gás com Moscou, que prejudicou seriamente o fornecimento à Europa. Viktor Yanukovych, chefe do Partido Regiões e ex-candidato presidencial, também exigiu a saída da primeira-ministra Yulia Tymoshenko durante os debates parlamentares sobre a crise do gás. O líder do Partido Comunista, Petro Simonenko, também pediu a queda de Yushchenko, que não estava presente durante os debates.


"Nós exigimos...a imediata saída do governo e o início dos procedimentos para o impeachment do presidente", afirmou Yanukovych, que propôs aos parlamentares que marcassem para ainda hoje uma votação sobre o futuro do governo. "No meio da crise política e econômica, as autoridades deixaram a Ucrânia sem gás e sem perspectivas. A Ucrânia está em vias de perder seu status de país de passagem (para o gás)."


A popularidade do presidente pró-Ocidente caiu muito, em meio à crise, iniciada em 1º de janeiro, quando a Rússia cortou os fornecimentos para a Ucrânia, em uma disputa sobre pagamentos que deixou centenas de milhares de europeus sem gás, durante o inverno na Europa. A aprovação de Yushchenko atingiu 2,4%, de acordo com uma pesquisa publicada ontem pela organização Iniciativas Democráticas, apoiada pelo governo sueco.


Yanukovych perdeu para Yushchenko a eleição presidencial em 2004. Ele inicialmente ganhou, porém o resultado foi posteriormente revertido após denúncias de irregularidades e grandes protestos nas ruas, no que ficou conhecido como a Revolução Laranja. A dupla, e também a primeira-ministra, são vistos como potenciais candidatos nas eleições presidenciais previstas para 2010. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet