Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Chuvas deixam 785 mortos e quase 400 desaparecidos no Rio de Janeiro

As equipes de resgate continuam as tarefas de socorro no décimo dia consecutivo na região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde 785 pessoas morreram e quase 400 seguem desaparecidas por causa das chuvas, que na semana passada, atingiram a região, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.


De acordo com o último boletim da Defesa Civil, no município de Nova Friburgo, um dos lugares mais castigados pelas chuvas e deslizamentos de terra, o número de vítimas chega a 381.

Os socorristas recuperaram os corpos de 316 pessoas em Teresópolis, enquanto em Petrópolis os mortos chegam a 66 e em Sumidouro o número de óbitos está em 22.

Além disso, pelo menos 6.050 pessoas perderam seus lares, e outras 7.780 foram desalojadas temporariamente e se refugiam em instalações das equipes de resgate, acrescentou no boletim.

As autoridades também elevaram o número de desaparecidos e na lista elaborada pelo Ministério Público, a partir das denúncias de parentes, aparecem os nomes de quase 400 pessoas

A cidade do Rio de Janeiro começou a instalar nesta sexta-feira um novo sistema de sirenes para alertar sobre a chegada de chuvas.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou nesta quinta-feira que o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais, anunciado esta semana pela presidente Dilma Rousseff, começaria a funcionar neste ano e deve estar em pleno funcionamento em 2013.

Além disso, o ministro disse que o sistema, para o qual serão adquiridos 15 radares, 700 pluviômetros e milhares de sirenes, permitirá que as autoridades alertem com uma antecedência de até seis horas sobre tempestades e outros fenômenos meteorológicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet