Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Bope se prepara para ocupar São Carlos e outras oito favelas do Rio

Moradores do Rio estão próximos de ver mais uma vitória sobre o crime organizado no Rio de Janeiro. Dando prosseguimento à estratégia de retomada territorial por parte do Estado, policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) começam a ocupar neste domingo (6) o Complexo do São Carlos, no Estácio, e favelas do Catumbi e do Rio Cumprido, na zona norte da capital.


Além do São Carlos, outras oito comunidades serão alvo de operações: Mineira, Querosene, Zinco, Fallet, Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho.

Para esta operação, os policiais terão um reforço de peso: o Caveirão do Ar, que chegou ontem ao Rio e já está liberado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voar.

Além do novo helicóptero blindado, os cerca de 700 policiais (civis e militares) que participarão da ação devem contar com o apoio de tanques da Marinha, para facilitar a remoção de barricadas do tráfico, assim como aconteceu na ocupação dos complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro, também na zona norte.

Na última quinta-feira, policiais apreenderam a mudança de um dos chefes do tráfico do São Carlos. Um morador disse que foi obrigado por traficantes a colocar em seu caminhão os pertences de Lindinho, que controla a venda de drogas ao lado de Coelho, e estaria escondido na favela da Rocinha.

Governador anunciou invasão no início da semana

Na última terça-feira (1º), o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse que a ocupação do São Carlos e das comunidades de Santa Teresa, na região central da capital, que receberão a 15ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Estado, aconteceria até a próxima segunda-feira (7).

- Nos próximos dias, até segunda-feira, estaremos entrando. É uma das regiões mais lindas do Brasil e mais queridas do povo brasileiro. Um bairro que fala com toda a cidade, com várias entradas pelo centro, pela zona norte e zona sul, e merece todo o nosso carinho e atenção, e terá sua pujança de volta.

Cabral já havia anunciado na semana passada que as favelas de Santa Teresa e o Complexo de São Carlos receberiam a próxima UPP. O anúncio aconteceu um dia após o prédio da Prefeitura do Rio e um helicóptero da TV Globo serem atingidos por disparos durante uma operação da Polícia Civil no morro do São Carlos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet