Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Política MT

SEGURANÇA

Veículos poderão ter equipamento que detecta combustível adulterado

Veículos poderão ter equipamento que detecta combustível adulterado
Dois pesquisadores da Universidade Federal de Campinas (Unicamp) fizeram uma demonstração na Câmara nesta quarta-feira (9) de um equipamento que detecta se o combustível foi ou não alterado. O dispositivo é composto por luzes colocadas no painel dos veículos que acendem o combustível foi modificado.


É uma espécie de "bafômetro dos carros" para modelos bicombustíveis, os chamados "flex". No caso da gasolina, as luzes de acendem se o percentual de álcool anidro for superior a 25%. O mesmo ocorre quando é colocada água no álcool. O equipamento foi desenvolvido nos laboratórios da Unicamp, sob a coordenação do pesquisador brasileiro Wagner Main e pelo italiano Carlo Martinotti.

“Nosso objetivo é mostrar que o produto está pronto para ser usado pelas montadoras. Trata-se de um sistema fácil, econômico e que pode ser um aliado ao combate às fraudes promovidas pelos revendedores de combustíveis”, afirmou Main

A divulgação do equipamento foi organizada pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR), que é o autor do projeto de lei 7.433/2010. O projeto altera o aertigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e inclui o detector de combustível adulterado entre os equipamentos obrigatórios.

Segundo ele, o projeto estava arquivado porque não havia sido aprovado na última legislatura. “Já pedi o desarquivamento do projeto. Minha intenção é evitar que os consumidores sejam logrados tanto por estragos nos motores quanto com prejuízos decorrentes da falta de rendimentos dos veículos”, justificou.

O custo deste equipamento ainda não foi formulado, mas ele pode ser colocado em qualquer carro popular. Os pesquisadores já iniciaram contatos com a Fiat. A cada ano saem das fábricas 3,5 milhões de carros por ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet