Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

sequestro da quina

Preso membro de quadrilha que sequestrou e executou casal em MT (Atualizada)

11 Fev 2011 - 16:25

Da Redação - Julia Munhoz e Alline Marques

Foto: Reprodução

Osmar Rosa, apontado como membro da quadrilha

Osmar Rosa, apontado como membro da quadrilha

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu nesta sexta-feira (11) Osmar Rosa Moreira, ex-presidiário e integrante da quadrilha responsável pelo sequestro e assassinato do casal Raimundo Nonato Ferreira de Souza e Liliane Goes Saldanha, na cidade de Pontes e Lacerda (500 km de Cuiabá), no ano passado. A prisão ocorreu no bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande.


Em princípio, Osmar havia sido apontado como líder do bando, conforme consta do
relatório realizado pelo delegado Luciano Inácio realizado em 27 de janeiro de 2011. Porém, com a prisão dos demais membros e continuidade das investigações, detectou que o ex-presidiário apenas foi cúmplice do crime e não teve participação ativa no sequestro. Osmar é sobrinho de Ivan Rosa Moreira, apontado como líder da quadrilha e que está foragido.

De acordo com o procurador Paulo Prado, chefe de operações do Gaeco, o grupo chegou até Osmar através de denúncia anônima. Ele estava escondido em uma república e, conforme informações recebidas pelos policiais, ele planejava fugir ainda nesta sexta-feira. O acusado já tem passagem pela políc apor dois homicídios. Um deles teria ocorrido no período em que esteve preso na Cadeia Pública de Várzea Grande e outro Nortelândia. Além disso, Osmar também já foi acusado de participar de um assalto a mãe armada em Diamantino.

Outro integrante da quadrilha, identificado como Valdenir Rosa Bueno, se apresentou sexta-feira ao Grupo de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (GCCO), comandando pelo delegado Luciano Inácio. No entanto, após prestar depoimento, foi liderado e deverá ser dada baixa no pedido de prisão preventiva contra ele. Isso porque ele apenas seria cúmplice e não teria envolvimento no caso.

Valdenir é sobrinho de Ivan e irmão de Lauro Rosa Bueno, que confessou ter sido o responsável por invadir a casa das vítimas e levá-las até o cativeiro. A quadrilha executou o marido e a esposa e, durante quase quatro meses, pagou várias famílias para cuidarem do filho do casal, com pouco mais de um ano de idade.

As vítimas foram sequestrados em outubro de 2010 depois de terem recebido um prêmio da Quina de R$ 1,4 milhão, que Raimundo ganhou quando trabalhava como garimpeiro em Cacoal, no Estado de Rondônia.

A promotora de Pontes e Lacerda, Natalia Carol Manzano, explicou que Osmar e Valdenir além de saberem do crime tiraram proveito. Há informações ainda de que ambos teriam “ajudado” a gastar o dinheiro retirado da conta do casal.

Natália Carol informou também que ao todo são oito envolvidos no crime, dois deles foram presos em Rondônia, sendo um deles Raimundo Nonato Pereira da Silva, o B-18, também apontado como mentor do crime, e Sérgio Luiz Pereira Fernandes, funcionário da Caixa Econômica, acusado de ter facilitado a retirada do dinheiro.
Em Várzea Grande, foram presos no dia 3 de fevereiro, Luiz Paulo da Silva, 22, Lauro Rosa, 22, e Ricardo Oliveira Queiroz, 27.

Luiz Paulo confessou ter executado Raimundo, porém não teve coragem de matar a criança e a defendeu de Ivan, que insistia na execução do filho do casal. Já Ricardo Oliveira confessou ter trazido o grupo de Cacoal (RO) até Pontes e Lacerda, mas nega ter participado do crime.

Última atualização às 18h52

 



Ivan Rosa Moreira, foragido
Ele é apontado como líder da quadrilha e
ainda teria sido o autor do tiro de misericórdia
nas vítimas
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet