Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Sete são denunciados pelo MP pela morte de prefeito de Jandira

O Ministério Público de São Paulo ofereceu nesta segunda-feira (14) denúncia contra sete suspeitos da morte do prefeito de Jandira, Braz Paschoalin. No dia 10 de dezembro, ele foi morto pela manhã quando chegava a uma rádio local. No crime, o motorista do prefeito, Wellington Martins dos Santos, também foi ferido.


Foram denunciados à Justiça como mandantes do crime dois ex-secretários municipais, além de um ex-candidato a vereador no município da Grande São Paulo. Também foram denunciados outros quatro homens, sendo um deles um ex-policial militar, como os executores.

Se a Justiça aceitar a denúncia, eles responderão por homicídio triplamente qualificado (mediante paga ou promessa de recompensa; à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime) e por tentativa de homicídio.

A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Neudival Mascarenhas Filho, do Núcleo São Paulo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo ele, Braz Paschoalin foi morto porque havia demitido um secretário e antigo colaborador, e estava se desentendendo com um outro secretário, o de Habitação, que também pretendia demitir do cargo.

Ainda segundo a denúncia, havia vários esquemas de corrupção na prefeitura, envolvendo desvios de dinheiro público, licitações fraudulentas, superfaturamento e nomeação de funcionários fantasmas.

Para assumir o controle desses esquemas, os dois secretários teriam tramado assassinato do prefeito. Para isso, segundo o MP, contrataram os outro quatro denunciados. O ex-policial militar ficou encarregado de arrumar as armas. Na véspera do atentado, ele foi flagrado grande quantia em dinheiro, que repassou para uma terceira pessoa. Na mesma noite, ele se encontrou com um dos suspeitos.

As investigações apontaram que o carro onde estavam o prefeito e o motorista foi interceptado por um veículo Polo ao chegar à emissora de rádio. Dois homens desceram do Polo e fizeram vários disparos que mataram o prefeito e feriram o motorista.

Os dois fugiram até a Estrada das Pitas, onde entregaram as armas para um homem que estava em um veículo de cor prata. Pouco depois, a polícia localizou na estrada um Ford Focus prata e prendeu os dois suspeitos nas proximidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet