Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prioridade

Deputado Homero solicita prioridade ao ministro dos Transportes

O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) em reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, solicitou prioridade na viabilização da hidrovia Teles Pires-Tapajós.

O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) em reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, solicitou prioridade na viabilização da hidrovia Teles Pires-Tapajós.


Homero reiterou a Nascimento o avanço econômico e social que a hidrovia representará para Mato Grosso. “A hidrovia Teles Pires-Tapajós beneficiará 38 municípios mato-grossenses. Atenderá 21% da população e 43% da produção de grãos. E ainda representará uma economia apenas de frete na ordem de aproximadamente 930 milhões de dólares. Além do benefício energético. Com o empreendimento as potencialidades econômicas passarão a oportunidades”.

O ministro garantiu alocar recursos para estudos de impacto ambiental e levantamento de informações sobre as intervenções necessárias no rio, entre as quais a inclusão de eclusa no projeto hidrelétrico do Teles Pires. Nascimento assegurou que hidrovia é prioridade desta gestão ministerial.

Incluir eclusa no projeto elétrico, defende Homero, permitirá o aproveitamento mais inteligente da hidrovia. Dezoito mil toneladas poderão ser retiradas do estado por comboio, reduzindo pelo menos 600 carretas nas estradas. "Sem eclusas, as 11 usinas hidrelétricas do Complexo Teles Pires/Tapajós previstas podem condenar ao isolamento a maior região produtora de grãos do país", justificou o parlamentar.

A hidrovia possui 1.043 km de extensão, sendo 851 km no rio Tapajós entre Santarém (PA) e a confluência dos rios Teles Pires e Juruena, e 192 Km no rio Teles Pires entre sua foz e a cachoeira Rasteira.

A audiência, ocorrida na terça-feira (15/02), foi convocada a pedido da senadora Kátia Abreu (DEM-TO)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet