Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Presidente da AMM se reúne com representantes de consórcio em Nova Marilândia

Representantes do Consórcio de Desenvolvimento Econômico Alto do Rio Paraguai se reuniram, na última sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Nova Marilândia, para a discussão de diversos temas. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, participou da reunião e relatou a experiência sobre resíduos sólidos que conheceu no Rio Grande do Sul, onde participou de uma missão junto com outros prefeitos de Mato Grosso. Ele informou que a cidade gaúcha de Erechim conta com uma cooperativa de catadores de lixo e uma área bem estruturada que abriga o aterro sanitário.


Meraldo garantiu que em sua gestão vai fortalecer todos os consórcios. Segundo ele, os consórcios terão prioridade, com a instalação em um espaço dentro da AMM. Ele disse ainda que espera levar também o MT Regional para dentro da AMM. Em relação à administração do maquinário pelos consórcios é um trabalho de acordo com a decisão dos prefeitos. “Pedimos ao governador que não tirasse a autonomia dos consórcios. Onde houver problema, vamos corrigir. Estivemos também na Sinfra tratando da permanência do maquinário com os consórcios”, alertou.

O presidente da AMM frisou que pretende implantar um novo modelo de gestão para os dois anos de mandato. Ele adiantou que vai dinamizar a instituição e aproveitar a força de trabalho do corpo técnico. A grande meta da atual gestão é criar a central de projetos integrada ao Governo do Estado para que os gestores tenham projetos condizentes com a realidade, pois a maioria dos municípios não sabe como fazer os projetos necessários. Outra meta é reedição dos índices do ICMS. “Temos que diminuir a desigualdade social entre os municípios. Se não tiver proposta do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa, esta situação não muda”, disse ele.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva, ressaltou que é necessário fortalecer as parcerias, as cooperativas nos municípios e citou como exemplo a Coopernova, de Terra Nova do Norte. Ele recomendou que a AMM faça um trabalho voltado para a sustentabilidade dos pequenos municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet