Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Roberto Gurgel quer inquérito no Supremo contra Jaqueline Roriz

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pretende pedir a abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal para apurar a conduta da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz. Ela é investigada pelo Ministério Público após ter sido filmada durante encontro com o ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, recebendo marços de dinheiro estimado em R$ 50 mil.


Em entrevista, Gurgel afirmou que as imagens são fortíssimas. Ele pretende dar início ao processo de investigação para gerar uma Ação Penal contra a deputada logo após o carnaval. Jaqueline pode responder por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e até formação de quadrilha.

Numa gravação de quase três minutos, a filha de Roriz negocia apoio para a campanha dela. Na época, 2006, era candidata a deputada distrital. Durante encontro com Durval, que fez um acordo com o Ministério Público para entregar um esquema de corrupção em troca da redução de pena — ele responde a mais de 40 processos —, Jaqueline pede cargos. Durval oferece quantia em dinheiro, mas a deputada acha pouco.

- Tem a possibilidade de você aumentar isso pra mim?

Enquanto isso, o marido guarda um pacote de dinheiro na mochila. De acordo com Gurgel, as imagens mostram uma situação grave.

- As imagens não deixam dúvida do estado da política no Distrito Federal.

Na quinta-feira (10), Gurgel pretende enviar o pedido de investigação ao STF.

A Procuradoria-Geral da República pode acionar a Polícia Federal para colher depoimentos de testemunhas, realizar perícias contábeis e cumprir mandados de busca e apreensão com a intenção de reunir provas e fundamentar eventual denúncia do Ministério Público Federal. Gurgel não quis comentar sobre o que pode ocorrer à carreira política de Jaqueline Roriz.

- É um assunto interno que deverá ser resolvido pela Câmara dos Deputados.

A exemplo do que ocorreu com os outros políticos filmados por Durval recebendo dinheiro, Jaqueline também deverá ser alvo de uma ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público do DF. O processo pode gerar punições como a perda de cargo, suspensão dos direitos políticos e devolução do dinheiro aos cofres públicos.

Judiciário
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) espera uma apuração "rigorosa" do flagrante de Jaqueline e Manoel Neto. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, classifica como "lamentável" o fato de uma deputada federal estar envolvida em mais um escândalo de suposta formação de caixa 2 para a campanha.

Ele espera que a Câmara também apure a conduta de Jaqueline.

- É necessário que se faça uma investigação da conduta da deputada, até da vida pregressa, que também é fator que pode resultar na perda do mandato.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, afirmou que, apesar das garantias do direito de defesa, a cena é muito forte.

- A Ajufe, na condição de defensora do princípio republicano e do estado democrático de direito, entende que esse caso precisa ser apurado com seriedade.

A coordenadora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, lamentou a cena e disse esperar rapidez na atuação do Ministério Público. O MCCE se reúne neste domingo (6) para tratar, entre outros temas, do novo escândalo.

Decoro

O PSOL promete entrar com representação na Câmara dos Deputados pedindo a cassação da deputada por quebra de decoro. Em 2007, Roriz foi obrigado a renunciar para evitar o mesmo tipo de processo. Na época, foi pego em escutas da Operação Aquarela negociando a partilha de um cheque do empresário Nenê Constantino no valor de R$ 2,2 milhões com ex-presidente do BRB, Tarcísio Franklin de Moura.

A deputada Jaqueline Roriz não foi localizada para comentar as denúncias, mas disse à sua assessoria que vai se pronunciar após o carnaval. De acordo com a assessoria, a deputada está em viagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet