Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Nomes de repúblicas dão toque especial ao carnaval de Ouro Preto

Você já imaginou ficar hospedado durante o carnaval em um hospício ou em um necrotério? Calma, ninguém morreu ou ficou louco, estes são nomes de duas das mais famosas repúblicas estudantis da cidade de Ouro Preto. Além destes nomes, ainda encontramos as repúblicas Calamidade Pública, Masmorra, Marragolo, entre outras.


A República Necrotério é uma das mais famosas do carnaval de Ouro Preto. Responsável por organizar o Bloco do Caixão, que completou 35 anos na festa deste ano, a república tem como uma das fundadoras Ignes Gomes Guimarães, de 78 anos. De acordo com ela, o nome Necrotério surgiu por causa da localização da república. “A casa em que a república foi fundada era um necrotério. O Bloco do Caixão existe porque nós saiamos de um necrotério” disse.

Ignes Guimarães, que apesar da idade dorme dentro da república, disse que a única vez em que passou o carnaval hospedada em um hotel passou o pior feriado da vida dela.

De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, atualmente a cidade tem 58 repúblicas federais e 200 particulares. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, as repúblicas são uma atração a mais para o carnaval da cidade.

Muitas repúblicas têm a origem do nome vinda de outras cidades. A República do Hospício, segundo um dos moradores que não quis revelar o nome, foi criada em 1948 por estudantes que vinham de Barbacena. “Na época, Barbacena tinha um hospício muito conhecido e, por onde os estudantes andavam em Ouro Preto, as pessoas comentavam ‘lá vêm os meninos do hospício’. Daí vem o nome da república”, disse.

Muitos estudantes que chegam de outras cidades para o carnaval preferem o aperto das repúblicas ao conforto de pousadas e hotéis. O estudante Bruno Giannet disse que sempre que passa o carnaval em Ouro Preto fica em república. “A comida é ruim, os nomes são esquisitos, mas você acaba conhecendo muita gente”, falou.

Mas também tem gente que fica um pouco intimidada com esses nomes de repúblicas. A vendedora Rosaria dos Reis de 43 anos disse que não deixaria as filhas ficarem em repúblicas com o nome Necrotério ou Hospício de jeito nenhum. “Eu sou de Ouro Preto e os meninos da república são legais, mas na época do carnaval eles exageram um pouco. E o nome intimida um pouco”, falou.

Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, as repúblicas federais surgiram a partir da mudança da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897. As casas, que antes eram utilizadas por comerciantes e por pessoas ligadas ao governo foram esvaziadas e a Escola de Farmácia adquiriu os imóveis para abrigar os alunos que não possuíam condições de se manterem em Ouro Preto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet