Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Visita de embaixadores da União Europeia estreita relação com MT

Foto: Edson Rodrigues

Visita de embaixadores da União Europeia estreita relação com MT
Estreitar a relação comercial de Mato Grosso com países membros da União Europeia e mostrar ao mundo a forma de produção sustentável desenvolvida no Estado. Estes foram os principais pontos apontados como resultado da visita da comitiva de embaixadores de países membros da União Europeia nestes dois dias em que conheceram modo de produção sustentável, mantiveram contato com políticos e produtores mato-grossenses.


A visita dos embaixadores é resultado da política de relação internacional desenvolvida pelo Governo do Estado. O governador Blairo Maggi já participou de vários eventos internacionais em que apresenta o modo de produção sustentável de Mato Grosso e as ações na área ambiental. “Essa é a visita com o maior número de países representados e sem dúvida trará muitos benefícios para o Estado”. comentou o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Maia. O secretário que acompanhou o governador Blairo Maggi em diversas visitas internacionais, representou o Governo do Estado durante visita à Alta Floresta neste sábado (28.03).

“Durante visita aos países da Europa nós percebemos que lá fora não éramos conhecidos e que eles não compreendem que a Amazônia representa 61% do território brasileiro e milhões de pessoas vivem na região”, disse o secretário.

Os 13 embaixadores se reuniram com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientais, setor produtivo, empresarial e também com o poder público. Eles puderam ver o que tem sido feito na região e os projetos para preservação da Floresta Amazônica. Em todas as apresentações foi possível notar que os debates e ações fundem-se em busca de alternativas sustentáveis. Pela manhã, os europeus acompanharam uma apresentação sobre o Parque Estadual Cristalino e os projetos de sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas desenvolvidos no local.

Segundo Vitória da Riva, da Fundação Cristalino, a organização tem trabalhado na finalização e implementação do plano de manejo do parque, além de atuar na recuperação das nascentes. “Nós estamos fazendo muito, mas estamos buscando agregar novos parceiros para garantir uma relação harmoniosa entre homem e natureza. Queremos buscar alternativas econômicas para garantir a conservação e que as pessoas que vivem aqui possam conviver com a floresta e não derrubá-la”,frisou Vitória da Riva.

Representantes da sociedade civil organizada também teve a oportunidade de dialogar com os embaixadores. O presidente do Sindicato Rural, Vicente da Riva, fez um resgate de como se deu a colonização nessa região desde a ocupação na década de 70, falando do ciclo da agricultura, do ouro, da pecuária e da madeira. A apresentação do produtor rural esclareceu que hoje já há uma mudança de postura e de paradigma.

A prefeita também abordou essa transição nas questões ambientais e explicou que entende o anseio mundial, a preocupação com a preservação da natureza, mas pediu apoio para que os organismos internacionais também contribua para encontrar um caminho. “Precisamos que nos dê um Norte, que entendam que existem aqui milhares de famílias que não sabem o rumo a seguir”, disse a prefeita.

A busca pela redução das queimadas e desmatamento, recuperação das nascentes de rios, foi um dos temas abordados pelo ambientalista do Instituto Centro de Vida, Laurent Micol, que falou de forma abrangente sobre a produção de carbono e qual a influência disso nas questões climáticas.

O embaixador da República Tcheca, Ivan Jancarek, citou como avaliação desses dois dias de visita o esforço do Estado de Mato Grosso em buscar soluções para atingir o desenvolvimento sustentável, produzindo sem priorizar as questões ambientais. “Nós vamos transferir para as autoridades nas capitais as informações obtidas durante essa visita. Não viemos apontar o erro, também fizemos desmatamento total na Europa, não queremos que vocês repitam nosso erro”, comentou o embaixador. Para Jancaresk os resultados serão sentidos a médio e longo prazo. “Não são resultados que terão efeitos a curto prazo, mas com certeza terá uma melhora no relacionamento comercial entre Mato Grosso e os países da União Europeia”.

Relação comercial 
 
A União Europeia é o principal importador de produtos mato-grossenses, a visita ao Estado é uma importante forma de divulgar as potencialidades e os produtos no exterior. Elizabeth Assunção, do Sebrae (Agência Alta Floresta) acredita que com a vinda deles ao estado será possível ampliar a comercialização dos produtos orgânicos com certificação. Ela explica que já há uma boa aceitação dos mesmos no comércio europeu, porém é necessário maior divulgação.

Fazem parte da comitiva embaixadores da Itália, Portugal, França, Polônia, Eslováquia, Países Baixos, Bélgica, Suécia, Dinamarca, FinLândia, Hungria, República Tcheca e embaixador e chefe da Comissão Europeia, em Brasília.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet