Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Estudantes invadem reitoria da Uespi e professores prorrogam paralisação

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) invadiram nesta segunda-feira (28) a reitoria da instituição em Teresina e interromperam uma reunião do Conselho Universitário que tratava da adesão da instituição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A polícia foi chamada para conter os estudantes que tentaram invadir a sala de reunião. Na confusão, um estudante se machucou ao quebrar uma porta de vidro. Ninguém foi detido.


Os estudantes não querem que a Uespi abra 30% das vagas do vestibular para candidatos do Enem porque acreditam que isto iria desconfigurar o caráter regional da preparação dos alunos para o ingresso na universidade estadual. Na última quinta-feira (24), estudantes fizeram um protesto nas ruas do centro de Teresina.

Ao mesmo tempo, os professores da universidade anunciaram a prorrogação por mais uma semana da greve iniciada no último dia 21. Eles reinvindicam aumento de salário, melhores condições de trabalho e também se dizem contra a adesão da Uespi ao Enem.

O reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, deverá receber uma comissão de estudantes nesta quarta-feira (30). Nesta terça-feira (29), o reitor irá visitar o campus de Picos, no interior do estado, onde as instalações da universidade estão interditadas por causa de problemas com uma obra de reforma no prédio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet