Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

NEGOCIAÇÃO

Área instrumental tenta acordo com governo e votará possível greve

Os servidores da área instrumental do Estado estão em negociação com o governo e farão uma assembleia geral nesta sexta-feira (1º) com indicativo de greve. Na reunião com a categoria, o Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) irá apresentar a contraproposta apresentada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD).


Caso os servidores da área instrumental resolva paralisar as atividades o Estado corre um sério risco de ficar estagnado. Isso porque, a categoria é responsável pela execução do Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual e Lei de Diretrizes Orçamentária, além de ser responsável ainda pela folha de pagamento, distribuição da receita, consolidação da receita pública, aposentadoria, licitação e repasse de verba aos municípios.

“Não adianta o cofre cheio de dinheiro se não houver quem faça a distribuição dos recursos”, enfatizou o presidente do Sindicato. Mato Grosso possui atualmente 950 servidores da área instrumental, sendo que 475 estiveram presentes na última assembleia geral realizada na quarta-feira pelo sindicato.

No entanto, Edmundo destacou que o governo já teve o dobro de funcionários nesta área, porém com o baixo salário, muitos prestaram outros concursos e acabaram deixando o estado.

O presidente do Sinpaig, Edmundo Cesar Cícero Leite, informou que o grupo tem tentado evitar a paralisação e mantém aberto à negociação com o governo. A reivindicação é a reestruturação da carreira, aprovada na lei 9329 de 28 de abril de 2010 que dispõe sobre aumento dos subsídios dos servidores civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo.

De acordo com Edmundo, a SAD deveria ter fechado a negociação com a categoria no dia 15 de março, mas até o momento não foi possível um entendimento, mesmo com a formação de uma comissão mista integrada por membros do sindicato e técnicos do governo.

No entanto, a assessoria da SAD informou que a lei permite que o governo estenda as negociações até 31 de abril, já que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), das categorias beneficiadas pela legislação, deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa até 1º de maio.

Os servidores da área instrumental entraram em greve no passado, quando foi montada a comissão de estudo. No entanto, a categoria cedeu e voltou ao trabalho, mantendo a negociação com o governo. “A categoria não está com intuito de greve, só queremos um pouco de boa vontade. Já abrimos muito, só falta o governo ceder um pouco”, declarou em entrevista ao Olhar Direto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet