Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Cristiano Ronaldo iguala Eusébio e Portugal bate África do Sul de Joel

Três dias depois do decepcionante empate sem gols com a Suécia em casa, Portugal reencontrou a vitória. Com uma equipe cheia de novidades, a seleção lusitana fez 2 a 0 na África do Sul de Joel Santana em amistoso disputado na tarde desta terça-feira na cidade suíça de Lausanne.


Em crise e com o técnico Carlos Queiroz ameaçado de demissão, o time europeu dominou a maior parte do encontro e garantiu a vitória com gols do zagueiro Bruno Alves, logo aos quatro minutos jogados, e Twala, contra, aos 11 da etapa complementar.

Queiroz, aliás, decidiu radicalizar, promovendo seis alterações em relação à equipe que ficou no zero com os suecos e se complicou na luta por uma vaga no Mundial da África do Sul. O destaque foram os laterais Nelson e Gonçalo Brandão e o atacante Edinho estreando como titulares.

Já Cristiano Ronaldo, melhor do mundo em 2008 pela Fifa, só entrou aos 13 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, completou a sua 64ª participação com a camisa portuguesa e igualou a marca de Eusébio, considerado o maior jogador da história do país. O recorde absoluto pertence a Luís Figo (127 jogos).

Na África do Sul, Joel viu que terá que treinar jogadas aéreas com sua defesa (os dois gols de Portugal saíram dessa forma). Os Bafana Bafana, já garantidos no Mundial por representarem o país-sede, vinham de vitória sobre a Noruega, em amistoso disputado em casa no último sábado.

O jogo: Portugal tomou iniciativa desde o início do duelo e abriu o placar logo aos quatro minutos. Nani bateu escanteio da esquerda, o goleiro Khune não achou nada e Bruno Alves subiu livre de cabeça para abrir o placar. Parker tentou responder em seguida, em chute defendido por Eduardo, mas eram os europeus quem mandavam na partida.

Tanto que desperdiçaram duas boas chances de forma consecutiva para ampliar a vantagem antes do intervalo. Primeiro com Edinho, que também subiu sozinho na defesa africana, mas cabeceou para fora, e depois através de Nani, que obrigou Khune a fazer difícil intervenção.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro, com os comandados de Queiroz no ataque. Khune chegou a salvar novamente a equipe de Joel em cabeçada de Edinho, mas nada pôde fazer aos 11 minutos. Danny bateu escanteio, Edinho dividiu com Twala e o zagueiro africano desviou para o fundo das próprias redes.

A partir daí, os dois técnicos aproveitaram para fazer testes em suas equipes, que reduziram o ritmo e não criaram quase mais nenhum lance de emoção para os cerca de 15 mil torcedores que assistiram ao amistoso no estádio olímpico La Pontaise.

Homenagem: Antes do jogo, foi prestado um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia ocorrida no estádio de Abidjan, na Costa do Marfim, no último domingo. Pelo menos 22 torcedores morreram após um muro ceder e provocar tumulto generalizado.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet