Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Representantes de Gana, Quênia e Ruanda estão no Brasil conhecendo o programa de agricultura familiar

Delegações de três países africanos ­– Gana, Quênia e Ruanda – estão em Brasília conhecendo o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) do Governo Federal. Nesta segunda-feira (11), assistiram a apresentação sobre o funcionamento do programa e sua relação com as políticas de segurança alimentar e nutricional e de fortalecimento da agricultura familiar.


O evento faz parte do programa de cooperação entre o Brasil e os governos de Gana, Zimbábue, Quênia, Ruanda e Costa do Marfim que visa apoiar o desenvolvimento de projetos de agricultura familiar, alimentação escolar e assistência alimentar. Integra a programação do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, encontro de ministros ocorrido em 2010.

“O objetivo é passar a experiência que temos. No encontro do ano passado, o PAA foi levantado como um programa interessante, que tem possibilidade de ser implantado na África. Vamos detalhar como funciona”, explica a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi. Ela lembra que o Brasil tem uma dívida social e histórica com os países africanos.

George Brantuo, representante do Ministério da Alimentação e Agricultura de Gana, diz que o país já é beneficiário do programa brasileiro Mais Alimentos, que prevê recursos para a aquisição de equipamentos para a agricultura e para apoio técnico. “A expectativa é conhecer a integração entre o modelo de produção de alimentos e o de alimentação escolar do Brasil. Temos os dois programas e queremos integrá-los”, conta.

Hoje e amanhã (11 e 12), a delegação africana fica em Brasília, no auditório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), onde toma contato com as modalidades do PAA e com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De 13 a 19, visita municípios da Bahia e de Sergipe, onde travará contato com agricultores familiares participantes do programa.

O intercâmbio é organizado pela Agência Brasileira de Cooperação, com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Diálogo Brasil-África – O encontro de ministros da agricultura de toda a África no Brasil, ocorrido em maio de 2010, resultou no compromisso do governo brasileiro de cooperar com os países africanos no intercâmbio de conhecimentos e experiências, tanto em termos de políticas públicas para agricultura familiar como nas políticas de associativismo e cooperativismo e de pesquisa e tecnologias agrícolas.

Esse intercâmbio de conhecimento prevê assistência técnica e extensão rural, seguro agrícola, abastecimento alimentar, garantia de renda, mercados institucionais, crédito e acesso à terra, além de projetos-piloto do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar em 10 países.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet