Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Agricultores baianos aprendem como ganhar mais com a mandioca

Em Cruz das Almas a 146km da capital, muitas famílias se mantém com o cultivo da mandioca. A raiz tem até dia comemorativo que é festejado no dia 22 de abril.


Uma feira realizada na cidade antecipou a data para mostrar que além da farinha, a mandioca também pode ser usada como base de vários quitutes saborosos.

José Carlos tem 32 e é lavrador. Ele possui uma pequena propriedade rural no município de Cruz das Almas. Diferente de outros amigos, preferiu ficar no campo e plantar mandioca chegando a colher por mês três mil quilos da raiz.

José Carlos conta como ele aprendeu como ganhar mais dinheiro sem depender somente da venda de farinha. Agora ele agora fabrica beiju. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vem divulgando a diversidade de produtos a partir da mandioca desde 1975.

Segundo a Secretaria de Agricultura do municÍpio, na região, mais de dois mil agricultores familiares sobrevivem do cultivo da mandioca e de seus subprodutos.

Na praça principal da cidade, 12 estandes foram montados. A população se aproxima, experimenta e compra. Nas mesas o que pode-se ver é a diversidade. Pão e torta de madioca, biscoito e até mandioca palha.

De acordo com Emerson dos Reis que passeava na feira, o espaço serve como um local de encontrar quem planta e comercializa. “Este é o espaço em que agricultores, comerciantes e consumidores ficam frente a frente", diz.

História

A mandioca é um produto genuinamente brasileiro, cultivado pelos índios. Ela passou a ser conhecida pelos colonizadores portugueses na época do descobrimento, por isso o dia 22 de abril é considerado o dia nacional da mandioca e a feira foi feita para lembrar essa data.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet