Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

interdição de presídios

Apesar da interdição de 3 presídios, reeducandos não são transferidos

Até hoje nenhum reeducando do Pascoal Ramos, do Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé, e do presídio feminino Ana Maria do Couto May foi transferido para as unidades do interior, como determinou...

Até hoje nenhum reeducando do Pascoal Ramos, do Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé, e do presídio feminino Ana Maria do Couto May foi transferido para as unidades do interior, como determinou, há quase duas semanas, o juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Gonçalo Antunes de Barros Neto.


Além da precariedade de infraestrutura, as penitenciárias enfrentam superlotação. O magistrado afirmou, ao Olhar Direto, que aguarda um planejamento estratégico elaborado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para a distribuição e acomodação dos presos em outras unidades.

“Apesar de no interior também estar lotado, a situação de Cuiabá é muito mais crítica”, argumentou o juiz, que baseou sua decisão de interdição parcial dos presídios em um feito do Ministério Público Estadual (MPE).

Ele se diz satisfeito ao ver que o secretário de Justiça e Direitos Humanos, desembargador aposentado Paulo Lessa, se mostra empenhado em resolver o problema a partir do reconhecimento da fragilidade e deficiência do sistema prisional de Mato Grosso.

Conforme a decisão, os reeducandos devem ser transferidos para as unidades de origem localizadas em Sinop, Água Boa, Rondonópolis e Cáceres. “O resultado que se tem hoje é uma ocupação desmedida das prisões, diante da tolerância que existe ao amontoamento de homens e mulheres em ambientes que somente contribuem para a degradação humana”, destacou o juiz Gonçalo, em trecho da decisão.

Leia ainda:

Juiz interdita 3 presídios por superlotação e precariedade
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet