Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Baiano Filho e Dilmar Dal´Bosco discutem o aproveitamento da Bacia Teles Pires/Tapajós

A Assembléia Legislativa realiza nesta sexta-feira (29.04), a partir das 18 horas, em Sinop, uma audiência pública para discutir a implantação de eclusas no leito dos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena, como também a implantação da Hidrovia Teles Pires/Tapajós.


De propositura do deputado Estadual Dilmar Dal´ Bosco (DEM), em parceria com deputado Baiano Filho (PMDB), a audiência coloca em discussão o aproveitamento das potencialidades hidrográficas das bacias, além de sua exploração enquanto fonte de energia e modal de transporte.

R20;O ponto preocupante é o aproveitamento das potencialidades de forma consciente e com o mínimo impacto ambiental possível. Este é o momento para o debate. Sabemos muito bem que as hidrelétricas serão construídas e isso é inevitável. No entanto o que nós também queremos e vamos sugerir nesta audiência pública é que tudo seja feito dentro dos padrões da lei ambiental e que o meio ambiente não seja prejudicado por impactos irreversíveis e por outro lado, precisamos garantir a navegabilidade dos rios de Mato Grosso que poderão futuramente escoar nossa produção até o porto de Santarém, no Pará. Esperamos contar com parlamentares estaduais e federais, empresários, vereadores, faculdades, pesquisadores, enfim, com toda a sociedade”, concluiu Baiano Filho.

De acordo com o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), o objetivo principal da audiência pública é assegurar a navegabilidade dos rios de Mato Grosso, constituindo a operação de eclusas como serviço público que pode ser prestado diretamente ou sob regime de concessão pelo poder público que detém o domínio do corpo de água onde elas estão construídas.

"Já existem usinas hidrelétricas sendo instaladas no Teles Pires e outras em estudos. Neste ponto, entendo de suma importância a discussão sobre as eclusas para não inviabilizarmos futuramente a navegabilidade dos rios e assim inviabilizarmos um modal tão importante para Mato Grosso”, destacou o deputado Dilmar.

O tema será discutido pelos Poderes Legislativo e Executivo, como também pela sociedade civil organizada da região Norte. O debate será nesta sexta-feira (29.04), a partir das 18h, no Sindicato Rural de Sinop.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet